Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 15h50

Veja os ganhadores do 6º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade

Publicidade

da Folha Online

A Associação do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) de São Paulo promove, há seis anos, o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade. Em 2005, 14 categorias foram contempladas. Os vencedores serão premiados no próximo dia 26 de maio, na festa de abertura dos eventos da 9ª Parada do Orgulho Gay.

Confira os vencedores e o que motivou as escolhas, segundo explicação da Associação GLBT:

AÇÃO POLÍTICA: Movimento Anarcopunks
Os anarcopunks sempre ajudaram na luta contra a discriminação do movimento GLBT em São Paulo. Participaram da organização desde as primeiras paradas. No ano de 2004, protagonizaram um importante ato político na Praça da República, protestando contra a intolerância e a violência às quais as minorias sexuais estão expostas.

DIREITOS HUMANOS: 17ª Vara Cível do RJ - Desembargador Raul Celso Lins e Silva
A 17ª Câmara Civil do Tribunal de justiça do Rio de Janeiro reconheceu, por unanimidade, a união estável de casal homossexual. Além disso, o TJ do Rio concedeu 50% dos bens adquiridos pelo casal a uma das partes após a morte da companheira. O casal viveu cerca de 11 anos junto. O desembargador Raul Celso Lins e Silva reconheceu que a constituição prevê a união estável apenas entre um homem e uma mulher como entidade familiar, porém, ele entendeu que esse artigo viola os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade.

ONG GLBT: Identidade - Grupo de Ação pela Cidadania Homossexual
O Grupo Identidade tem demonstrado um sólido trabalho por meio de projetos como o "Cidadania na Pista", que procura elevar a auto-estima e promover a cidadania de travestis da cidade de Campinas, interior de São Paulo. A entidade realizada programa de prevenção com profissionais do sexo. Em 2004, a ONG Identidade fez ainda trabalho junto ao Centro de Referência GLTTB de Campinas, colaborando com a criação de uma carteira de identificação para travestis condizente com sua identidade de gênero.

SAÚDE: Secretária Municipal de Saúde de Campinas e Centro de Referência GLTTB de Campinas
Pelo desenvolvimento do Protocolo Paidéia para Redução de Danos no Uso Indiscriminado de Silicone Industrial e Hormonioterapia. O principal objetivo do programa é ofertar informações para os homossexuais e transgêneros sobre as várias técnicas de modificação do corpo e seus riscos físicos e psíquicos.

MEMÓRIA: João Antonio Mascarenhas
Um dos precursores da luta contra a homofobia no Brasil, o advogado gaúcho, radicado no Rio de Janeiro, é fundador do "Jornal Lampião da Esquina", um dos primeiros jornais impressos destinados ao público GLBT, e criador do Grupo Homossexual Triângulo Rosa. João Antonio Mascarenhas faleceu em 1999.

EDITORIAL (IMPRENSA): Contardo Calligaris
Contardo Calligaris é psicanalista, doutor em psicopatologia clínica, ensaísta e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Vem publicando diversos artigos abordando e defendendo a diversidade e os direitos sexuais e reprodutivos. O prêmio é concedido ao ensaísta especialmente pelo texto "Cura dos homossexuais" (acesso exclusivo para assinantes), publicado na Folha em 2004.

CINEMA: Curta Metragem "Paola"
O primeiro filme do diretor paraibano Eduardo Chaves de Oliveira retrata vários aspectos do cotidiano da travesti Paola, moradora de uma pequena cidade rural no interior da Paraíba. Diretor e equipe exploram uma temática ainda pouco trabalhada pelo cinema e vídeo brasileiros: a experiência da diversidade sexual fora dos grandes centros urbanos.

MÚSICA: Alexandre Pires, por "Liberdade de Expressão"
Alexandre Pires expõe seu pensamento sobre assuntos em discussão na sociedade brasileira no CD "Alto-Falante". No repertório está a composição "Liberdade de Expressão", samba-rap de enredo que defende o direito de cada ser humano escolher e exercer livremente sua orientação sexual.

TEATRO: "Galeria Metrópole", de Mário Viana
Em "Galeria Metrópole", de Mário Viana, a parada gay é o mote para o desenrolar da trama, que traz uma personagem lésbica tentando convencer o tio de 65 anos, também homossexual, a ir com ela à manifestação. Sob direção de Paulo Capovilla, Rubens de Falco e Rosaly Papadopol interpretam o tio Afonso e a sobrinha Lúcia.

LITERATURA: Rubem Alves - "O gato que gostava de cenouras"
Em 2004, o autor lançou o livro "O gato que gostava de cenouras", em que trata da homossexualidade de forma honesta e simples. Fazendo uso da metáfora do gato que, ao invés de ratos, prefere comer cenouras, realizou uma obra que educa para o respeito à diversidade sexual.

INTERNET: TV TUDO - Fabrício Viana
O TVTudo.com é o primeiro programa independente em banda larga criado para atender o público GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) de forma multimídia. Foi criado em 2004 por Fabrício Viana.

PROPAGANDA: MTV
A MTV promove sistematicamente o respeito à diversidade sexual em suas vinhetas. Contribui para o combate ao preconceito veiculando com naturalidade expressões afetivo/sexuais não apenas hetero, mas homossexuais, e acessando um público jovem com linguagem inovadora.

INTERNACIONAL - José Luiz Rodriguez Zapatero (primeiro-ministro da Espanha)
Ao assumir o cargo de primeiro-ministro da Espanha, em 2004, José Luiz Rodriguez Zapatero proferiu um discurso amplamente favorável aos direitos de GLBT. Com o apoio dele, o congresso espanhol aprovou, em abril de 2005, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

ESPECIAL: Revista Super Interessante
Sérgio Gwercman é o autor da matéria de capa da edição de julho de 2004: "Casamento Gay". A matéria aborda o fato de que o Estado brasileiro, ao negar o direito de casamento aos parceiros de mesmo sexo, nega ao mesmo tempo 37 outros direitos fundamentais aos homossexuais, como o direito a receber herança, somar rendas e a ter dependentes.

Leia mais
  • Sob críticas, Alexandre Pires vence 6º Prêmio da Diversidade
  • 9º Mês do Orgulho Gay promove ciclo de debates gratuito

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada gay
  • Veja o especial da Parada do Orgulho Gay 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página