Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2005 - 18h54

Arnaldo Antunes lança disco e faz três shows na Espanha

Publicidade

da EFE, em Madri

Após o sucesso internacional de "Tribalistas", feito com Carlinhos Brown e Marisa Monte, Arnaldo Antunes lança "Saiba", um álbum em que demonstra que a música brasileira "é fruto da positiva convivência cultural".

Poeta, artista plástico, compositor e cantor, Arnaldo Antunes visita a Espanha para apresentar seu último disco em três shows: na sala Clamores de Madrid, amanhã; no Centro Cultural Delicias de Zaragoza, na quinta-feira; e na sala Apolo de Barcelona, no sábado.

Em todos eles, Antunes fará a retrospectiva de uma trajetória musical de 22 anos, nos quais lançou sete discos solos desde sua saída, em 1992, do grupo Titãs, com o qual gravou outros sete álbuns.

Apesar desta longa carreira, a fama internacional chegou apenas com "Tribalistas", álbum que recebeu o Grammy Latino em 2003 e que foi disco duplo de platina em seu país e de platina em outros como Itália e Portugal.

Seu novo disco, "Saiba", tem também um pouco de "Tribalistas", pois Marisa Monte e Carlinhos Brown também estão presentes em algumas das 14 músicas que formam o álbum. Mas, apesar destas e de outras colaborações, "Saiba" é, segundo o artista, "um trabalho muito pessoal, muito íntimo".

Tanto seus shows como seu novo disco refletem uma diversidade inclassificável como gênero musical "em que se misturam samba, bossa nova, rock e reggae", o que é "muito natural para os brasileiros".

E nisso, afirma, está o segredo do sucesso da música brasileira: "Buscamos uma identidade musical através da mistura. No Brasil há muita diversidade, muita liberdade, muitas misturas de cores, sabores e ritmos, e a música é fruto dessa convivência não traumática com as diferenças."

"Saiba" é também o título da canção que abre o disco, uma "canção de ninar para adultos" em que lembra que personagens como Einstein, Platão, Buda, Che Guevara, Bush e Saddam Husseim alguma vez foram crianças.

"Essa canção fala das condições primárias da humanidade, das coisas que nos igualam, porque todos nascem e todos morrem, todos sentem medo ou fome, todos somos de carne e osso, até os mitos", diz o compositor.

Arnaldo Antunes afirma que o sucesso de "Tribalistas" fez as pessoas terem "mais curiosidade" por sua obra. "Mas isso é algo em que eu não penso quando trabalho. Nesse momento só penso na realização artística."

Antunes diz que Carlinhos Brown, Marisa Monte e ele cada vez se sentem mais próximos, o que o faz não descartar um novo disco juntos. Com eles "aprendi a colocar minha voz".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Arnaldo Antunes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página