Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2005 - 14h31

Serra evita apoiar projeto de união civil na abertura da parada gay

Publicidade

CAMILA MARQUES
da Folha Online

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), 63, fez uma passagem relâmpago e burocrática na abertura da 9ª edição da Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), na avenida Paulista.

Ele fez um discurso que durou menos de dois minutos. Questionado pelos jornalistas se apoiava o projeto de união civil entre pessoas do mesmo sexo, o prefeito desconversou.

A reação do público também foi morna. Após sua fala no palco montado em frente ao prédio da Gazeta, Serra não pouco aplaudido. O prefeito disse que "São Paulo respeita as diferenças e não exerce discriminação".

Vestindo camisa e calça social, sem gravata, Serra foi chamado ao palco pela apresentadora de TV Astrid Fontenelle por volta das 12h30.

"São Paulo é uma cidade que tem os braços e a mente abertos à diversidade", disse o prefeito, que chegou ao evento acompanhado do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, Hédio Silva Júnior, e do vereador e cantor Agnaldo Timóteo (PP).

Indagado pelos jornalistas se o caminho para os parlamentares aprovarem a união civil entre homossexuais é longo, o prefeito mudou de assunto: "Esse [a parada] é um exemplo de grande porte, muito importante. E do ponto de vista da vida pública brasileira, vai ter sua projeção a médio e longo prazo".

A parada pretende reunir um público recorde de 2 milhões de participantes, consolidando sua posição de maior evento do gênero no mundo. O primeiro dado oficial sobre o público deve sair por volta das 18h.

Neste ano, o evento faz homenagem aos ícones dos anos 80. Os DJs já tocaram "clássicos" como músicas da Xuxa e do Trem da Alegria.

Leia mais
  • Parada gay vira palanque eleitoral e Marta grita "amo vocês"
  • Serra abre parada em "cima do muro" sobre união civil

    Especial
  • Veja o especial da Parada do Orgulho Gay 2005
  • Veja a galeria de imagens da parada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página