Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2005 - 12h56

Para Oasis, novo CD é o seu melhor disco em dez anos

Publicidade

da France Presse, em Paris

O Oasis acaba de lançar um novo álbum, "Don't believe the truth", no qual se mostra novamente em forma, depois de um período de deserto artístico.

"Don't believe the truth", que chegou às lojas na segunda-feira e está sendo divulgado em uma turnê européia, sucede o decepcionante "Heathen Chemistry" (2002).

Na opinião dos críticos é o álbum mais convincente desde "Definitely maybe" (1994) e "(What's the story) Morning glory?" (1995), os dois primeiros do grupo, que lhe valeram o status de fenômeno internacional.

"É nosso melhor disco em dez anos. Todo mundo contribuiu para sua elaboração com idéias, palavras. Sentimos-nos mais um grupo, todos em igualdade de condições", declarou Noel Gallagher ao jornal francês "Libération" após o show do Oasis em Paris na semana passada.

Das 11 músicas do álbum, cinco foram compostas por Noel, principal compositor do conjunto, três por seu irmão Liam, o vocalista (que cede o microfone a Noel em três canções), duas pelo baixista Andy Bell e uma pelo guitarrista Gem Archer.

"Don't believe the truth", álbum eficaz e homogêneo, mas não genial, está marcado pelas influências tradicionais do Oasis, do The Who ao The Kinks, passando pelos Beatles, sua maior referência.

Porém, também se percebem outras influências, como a do La's, conjunto que ganhou fama graças a apenas um disco, lançado em 1990, ou a, mais inesperada, do Velvet Underground.

O álbum foi produzido por Dave Sardy, que já trabalhou com Marilyn Manson, Red Hot Chili Peppers, entre outros.

O Oasis conquistou fama internacional em meados da década de 90 graças a seus dois primeiros discos, com algumas músicas, como "Supersonic", "Don't look back in anger" e "Wonderwall".

"Definitely maybe" entrou diretamente no primeiro lugar da parada de sucessos britânica e teve as vendas mais rápidas para um primeiro disco de toda a história da Grã-Bretanha. O grupo fez história com seu show no festival de Knebworth em 1996 visto por mais de 250.000 pessoas.

Na época, a imprensa britânica gastou páginas e mais páginas com a rivalidade entre o Oasis e o Blur, o outro grande grupo da década de 90, numa tentativa de reviver a disputa entre Beatles e Rolling Stones.

O Oasis deve grande parte de seu sucesso ao talento e à personalidade dos irmãos Gallagher: Liam, 32, e Noel, 38, torcedores do Manchester City, que sempre deram o que falar por causa de seus excessos, de seus egos gigantescos e de suas piadas e maldades memoráveis.

O lançamento de "Don't believe the truth" será seguido por uma turnê pelos Estados Unidos, onde os 14 mil ingressos para o show marcado para 22 de junho no Madison Square Garden de Nova York foram vendidos em apenas uma hora.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oasis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página