Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2005 - 18h39

Fãs brasileiros de Jackson chamam mídia de sensacionalista

Publicidade

da Folha Online

Para os fãs de Michael Jackson, 46, o início desta semana foi marcado por grande ansiedade, pois a qualquer momento pode sair veredicto do julgamento do cantor. Jackson é acusado de abuso sexual de um menor, de dar bebida alcoólica ao adolescente e de conspirar para seqüestrá-lo.

Os admiradores brasileiros do astro afirmam que o julgamento foi marcado por contradições e uma cobertura sensacionalista da imprensa, que deu mais destaque à acusação do que à defesa. Depois de ouvir os dois lados da história, os jurados (oito mulheres e quatro homens) estão reunidos para discutir o veredicto. Aos fãs, só resta esperar.

"Entramos na reta final e, com isso, a ansiedade aumenta. De um jeito ou de outro, o sofrimento da espera acaba esta semana", afirma Roberta Dias, coordenadora do fã-clube brasileiro "The Best of The Best", que tem cerca de 7.500 sócios.

A ansiedade da espera alterou a rotina de Longinus Timochenco, admirador do cantor. Ele acompanha o caso pela internet e, nesta segunda-feira, acessou com mais freqüência os sites com notícias sobre o astro. Timochenco acredita na inocência do acusado, mas está apreensivo com o resultado. "Os americanos não assumem, mas são racistas e isso pode prejudicar Jackson no julgamento."

Os fãs afirmam que Michael Jackson teria dormido com crianças, mas defendem que isso aconteceu sem malícia, como o próprio cantor admitiu no documentário "Living With Michael Jackson", do jornalista britânico Martin Bashir. "Não existe toda essa maldade que as pessoas falam", diz Timochenco.

Contradições

Os fãs brasileiros acreditam que as contradições apresentadas pelas testemunhas de acusação devem favorecer Michael Jackson. Atentos a todos os detalhes do caso, esses admiradores têm na ponta da língua as afirmações controversas ditas pela suposta vítima de abuso sexual (hoje com 15 anos) e sua mãe.

"Tenho plena confiança no trabalho da defesa, que destruiu toda a credibilidade dos acusadores. Os advogados fizeram um bom trabalho ao interrogar as testemunhas desse caso cheio de acusações fracas e inconsistentes", diz Andréa Faggion, diretora do site Edcyhis e administradora do fórum MJBeats (ambos dedicados ao cantor).

Faggion, que tem um "plantão virtual" com as notícias sobre o caso, acompanhou diariamente as transcrições oficiais do julgamento para relatá-las na internet.

Para ela, o julgamento não mostrou qualquer informação nova. A maioria das acusações teria como base notícias de tablóides (jornais sensacionalistas) e depoimentos de pessoas que já haviam sido desmascaradas, como um ex-empregado do rancho Neverland. Além disso, muitas das supostas vítimas acabaram defendendo Michael Jackson, caso do ator Macaulay Culkin.

Leia mais
  • Jackson deixa hospital após ser internado com dor nas costas
  • Entenda as acusações contra Michael Jackson

    Especial
  • Veja galeria de fotos sobre a carreira de Michael Jackson
  • Leia o que já foi publicado sobre o cantor Michael Jackson
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento do astro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página