Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2005 - 16h39

Cresce interesse de executivos no catálogo dos Beatles, de Jackson

Publicidade

da Folha Online

Enquanto os jurados discutem se Michael Jackson, 46, é ou não culpado da acusação de abuso sexual contra um menor, os executivos e os banqueiros da indústria da música têm se preocupado com uma outra questão: Jackson terá que vender sua parte (avaliada em U$500 milhões) nos direitos autorais no catálogo de músicas do Beatles?

Jackson comprou os direitos autorais do catálogo por aproximadamente US$ 48 milhões há duas décadas, no auge de sua carreira. Atualmente, porém, segundo fontes próximas ao astro, o auto-proclamado "rei do pop" está atolado em dívidas. E é justamente neste momento, segundo especialistas da área, que pode ocorrer o interesse de Michael Jackson em vender os direitos da coleção.

Muitos acreditam que Jackson terá que vender os direitos do catálogo se for considerado culpado, falando inclusive que a sentença negativa para o astro funcionará como um fomento para a venda. As canções dos Beatles são de posse conjunta de Jackson e da Sony Corp., por meio da Sony/ATV.

O advogado John Branca e o produtor Charles Koppelman, que trabalham próximos a Jackson, não retornaram as ligações feitas pela agência de notícias Reuters, que os procurou para falar sobre o caso. Segundo informações da agência, Jackson teria, recentemente, procurado pelo consultor financeiro Ron Burkle para pedir alguns conselhos --Burkle nega a informação.

Um porta-voz da Sony ATV negou a informação, mas muitos especialistas no mercado musical têm dito que a Sony está esperando a oportunidade certa de comprar a parte de Jackson no catálogo. Uma fonte da Sony disse à Reuters, entretanto, que nenhum negócio parece eminente.

O catálogo atual da Sony/ATV também inclui canções como o clássico "'Blowin' in the Wind", de Bob Dylan, e trabalhos de artistas como Joni Mitchell e Stevie Nicks.

Jackson e Paul McCartney trabalharam juntos em várias canções nos anos 80, quando o astro pop teve a idéia de comprar um catálogo de músicas. O arquivo pessoal de músicas de Jackson incluiu cerca de 4.000 canções, sendo 200 delas dos Beatles, as quais representam dois-terços do valor do catálogo.

"Eu tenho ouvido rumores de que a Sony já teria feito a proposta e seria a primeira a poder fechar o negócio se Jackson resolvesse vender o catálogo", disse Owen Sloane, advogado que esteve envolvido na primeira negociação dos direitos autorais das canções dos Beatles, em 1985.

Com informações da Reuters

Leia mais
  • Fãs pedem liberdade de Jackson no 3º dia de reunião do júri
  • Entenda as acusações contra Michael Jackson

    Especial
  • Veja galeria de fotos sobre a carreira de Michael Jackson
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento do astro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página