Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2005 - 10h02

Bono pede que União Européia ajude os países pobres

Publicidade

da EFE, em Bruxelas

O cantor Bono, líder do U2, afirmou nesta quinta-feira que os europeus querem uma Europa com sonhos, rumo e que lidere a ajuda ao desenvolvimento para os países mais pobres do mundo, especialmente da África.

Bono se reuniu com o presidente da Comissão Européia (braço executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso, para apoiar os novos objetivos em ajuda oficial ao desenvolvimento propostos pelo organismo, que quer dobrar em dez anos os recursos com esse destino.

"As pessoas não sentem a Europa. Eu acho que não elas têm uma visão da Europa porque acham que a Europa não tem uma visão com a qual possam se relacionar", avaliou o líder do U2, empenhado na luta contra a pobreza na África.

Os europeus, segundo Bono, "querem acreditar na Europa, mas em uma Europa que tenha crenças, valores, uma visão".

O português Durão Barroso lembrou o problema enfrentado pelo continente após o voto de franceses e holandeses contra a Constituição européia.

"Estamos convencidos de que um dos problemas que temos agora na Europa é a falta de propósitos, de visão", disse, acrescentando que o continente "faz muito e pode fazer mais pela África e pelo mundo em desenvolvimento".

O fato de a Europa ter atualmente "alguns problemas não é um motivo para fazer a África desaparecer da agenda política", afirmou.

O cantor e o político falaram na sala de imprensa da Comissão Européia, lotada não apenas de jornalistas. As pessoas aplaudiram as palavras iniciais de ambos em favor da ajuda aos países mais pobres. Bono destacou a "estupidez" do fato de milhares de pessoas morrerem na África devido à picada de um mosquito, em referência à malária, à aids ou à falta de alimento.

Aproximadamente 25.000 pessoas morrem diariamente por falta de comida e água potável. Barroso se perguntou por quanto tempo essa situação será tolerada, pois embora muita gente ache que a pobreza absoluta e a fome são "algo natural", isso não é verdade, porque há recursos suficientes para resolver a situação, disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre shows contra a pobreza
  • Leia o que já foi publicado sobre o cantor Bono
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página