Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2005 - 09h35

Júri de Michael Jackson entra na segunda semana de deliberações

Publicidade

da Folha Online
com EFE, em Santa Maria

O julgamento do cantor Michael Jackson, 46, acusado de abuso sexual contra um menor, entra hoje na segunda semana de deliberações. Os 12 jurados, que descansaram no fim de semana em suas casas, devem decidir se Jackson é culpado de dez acusações ligadas a um suposto abuso sexual contra um menor de 13 anos.

Jackson responde a quatro acusações de abuso sexual contra um menor, uma de tentativa de abuso e outra de conspirar para reter o menor e sua família contra a vontade deles. Além disso, pesam sobre ele outros quatro acusações por fornecer álcool ao menor. Se for declarado culpado, o 'rei do pop' pode pegar até 20 anos de prisão.

Alguns juristas que acompanham de perto o caso do cantor disseram no fim de semana, a várias redes de televisão dos EUA, que o fato de o júri não ter chegado a um veredicto após 28 horas de deliberações não é surpresa nenhuma.

O veredicto também está demorando para sair, disseram, por causa das complicadas instruções dadas pelo juiz do tribunal de Santa Maria (Califórnia) encarregado do caso, Rodney Melville. Segundo essas instruções, o júri deverá conseguir emitir 20 sentenças separadas para as dez acusações contra Jackson.

O juiz entregou aos jurados (oito mulheres e quatro homens) 98 páginas com instruções legais que devem ser observadas nas deliberações para a decisão final.

O artista, que nos últimos dias sofreu com problemas de saúde ligadas ao estress causado pelo processo legal, permanece em seu rancho Neverland.

Especialistas opinam que a demora no anúncio do veredicto pode ser um indício de uma decisão a favor de Jackson, embora outros advogados achem o contrário e alguns até levantam a possibilidade de o julgamento ser reaberto.

Se os 12 jurados não chegarem a um acordo unânime, o processo será anulado e a promotoria poderá pedir um novo julgamento.

Segurança

Enquanto isso, a polícia da pequena cidade de Santa Maria, onde Jackson está sendo julgado, adotou todas as medidas de segurança necessárias para qualquer eventualidade.

A vigilância no edifício do tribunal, que reúne todos os dias dezenas de manifestantes, sobretudo seguidores do cantor, foi reforçada pelas autoridades. O objetivo é evitar reações violentas quando o veredicto for anunciado.

Na semana passada, os agentes que patrulham os arredores do tribunal confiscaram pedras de vários simpatizantes do acusado. Dezenas deles estão acampados em frente ao edifício e em outras áreas próximas, à espera do anúncio do júri.

O chefe da polícia de Santa Maria, Dan Macagni, desmentiu as versões de que, caso Jackson seja declarado culpado, tenha um helicóptero para levá-lo imediatamente à prisão do condado de Santa Bárbara, a cerca de 120 quilômetros do tribunal.

Especial
  • Veja fotos de quem participou do julgamento
  • Veja a discografia de Michael Jackson
  • Veja galeria de fotos sobre a carreira de Michael Jackson
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento do astro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página