Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2005 - 15h12

Júlio Bressane escolhe Cleópatra como tema de seu próximo filme

Publicidade

da Folha Online

Depois do "cabeça" "Filme de Amor", o diretor Júlio Bressane decidiu mais uma vez inovar e escolheu Cleópatra como tema de seu próximo longa. É a primeira vez que um dos maiores mitos femininos da Antigüidade será representado em língua portuguesa.

Após pesquisas na literatura, pintura e estudos de acervos museológicos, Bressane debruçou-se sobre a obra "Vidas Ilustres", do filósofo e biógrafo grego Plutarco, para filmar a vida da última rainha do Egito.

O elenco traz Miguel Falabella como Júlio César, Alessandra Negrini como Cleópatra e Bruno Garcia como Marco Antônio. Os atores ensaiaram dois meses antes das três semanas de filmagens, que tiveram início no dia 31 de maio no Forte de Copacabana. As filmagens também serão realizadas em estúdio, no Parque Laje e Forte da Urca, e terminam do dia 20 de junho.

Cleópatra 7ª, na leitura de Bressane, é retratada por meio de sua vida privada como uma mulher cujos maiores encantos eram a erudição e a diplomacia. Extremamente culta, filha de Ptolomeu 12º, descendente do general macedônio de Alexandre, o Grande, ela freqüentou, desde menina, a biblioteca de Alexandria e pôde preparar-se para o exercício do poder.

O tema central será o confronto entre os mundos grego e egípcio, segundo a visão multifacetada de Cleópatra. As instituições políticas, a luta pelo poder e as grandes batalhas servirão como pano de fundo para sua movimentação na História.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Júlio Bressane
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página