Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2005 - 16h13

Amílcar de Castro ganha primeira grande mostra individual no exterior

Publicidade

da Folha Online

O artista plástico mineiro Amílcar de Castro ganha neste ano sua primeira grande mostra internacional. A exposição fará parte da programação do Espaço Brasil em Paris (França) e ocupará a Galeria de Arte Contemporânea do Carreau du Temple, no bairro do Marais, de 24 de junho a 17 de julho. Serão 62 obras dentre esculturas, desenhos e pinturas pertencentes à coleção Márcio Teixeira e ao Instituto Amílcar de Castro.

Amílcar, que morreu em 2002, aos 82 anos, pertenceu à geração de artistas plásticos que proporcionou um dos momentos mais ricos da história da arte brasileira --o final dos anos 50 e o começo dos anos 60.

Pelo menos duas esculturas em tamanho médio poderão ser vistas no Espaço Brasil, em Paris: uma de 2,40 m x 2,40 m e outra de 2,20 m x 2,40 m, apelidada de Maria Callas. A exposição tem curadoria de Evandro Salles e apresenta, além das esculturas de até oito toneladas, a mais recente produção de desenhos e pinturas do artista.

Considerado o carro-chefe do Ano do Brasil na França, o Espaço Brasil estende sua programação até o dia 11 de setembro com a produção cultural do país. Coordenada pela Funarte, a Mostra Nacional --que também conta com a participação do Iphan-- abrirá a programação traçando um panorama geral da representação da cultura brasileira em seus diversos segmentos.

Na seqüência, o projeto abrigará, a partir de 23 de julho, mostras dos Estados de Amazonas, Tocantins, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Amilcar de Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ano do Brasil na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página