Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2005 - 11h20

Ritmos brasileiros invadem Festa da Música na França

Publicidade

MARÍA CARMONA
da France Presse

Os ritmos brasileiros serão ouvidos em toda a França nesta terça-feira por ocasião da Festa da Música. Transformada em um evento internacional, a festa realiza neste ano, em sua 24ª edição, um retorno às origens ao ser dedicada aos músicos amadores.

A primeira Festa da Música aconteceu em 1982, por iniciativa de Jack Lang, então ministro francês da Cultura. Partindo da constatação de que na França cinco milhões de pessoas, e um em cada dois jovens, tocam um instrumento, a idéia era fazer com que os músicos ocupassem as ruas e que "a música estivesse em todas as partes'.

No dia 21 de junho de 1982, dia do solstício de verão, festa pagã da Antigüidade e cuja tradição foi preservada na celebração cristã do dia de São João, aconteceu a primeira Festa da Música.

"Faites de la musique, Fête de la Musique" (Façam música, Festa da Música): o lema se tornou realidade. Milhares de músicos, profissionais ou amadores, ocuparam as ruas, praças e avenidas francesas, que ressonaram durante todo o dia com rock, jazz, canções tradicionais francesas, ritmos populares do mundo inteiro, música clássica, etc.

O sucesso da manifestação popular e espontânea institucionalizou e internacionalizou a festa com o passar dos anos. Na França se multiplicaram os concertos gratuitos em instituições ou ao ar livre, enquanto a Festa ganhava adeptos em todo o mundo.

Hoje a Festa da Música é celebrada em mais de cem países dos cinco continentes. Além disso, anuncia as novas tendências musicais.

Ao escolher como tema central da 24ª edição os amadores, os organizadores franceses realizam um retorno às origens, à participação popular que foi a base do sucesso do evento, ao fato de que durante um dia todas as músicas ocupem a cidade e a convertam em espaço aberto de festa espontânea.

Porém, 2005 também é o Ano do Brasil na França e o programa da Festa da Música inclui um importante capítulo dedicado aos ritmos brasileiros.

Paris será percorrido por diferentes batucadas, que transformarão em território musical brasileiro o jardim de Luxemburgo, o parque de Choisy e as avenidas do Distrito 17. Um ônibus de serviço parisiense de transportes viajará pela cidade com a cantora Anna Torres e o conjunto Banda Brasil a bordo.

A música brasileira também ocupará as esplanadas das prefeituras dos Distritos 3, 11 e 12 da capital, o mítico teatro de variedades Olympia, onde se apresentarão Seu Jorge e Toco, e o Pátio de Honra do Senado, entregue por um dia à Velha Guarda da Portela, ao grupo Funk N'Lata e ao músicos Marcos Sacramento.

Entre os muitos concertos previstos, também vale destacar o de canções ancestrais interpretadas pelos tambores, flautas e vozes da orquestra Ashaninkas, além do cantor Leoni, que se sucederão em um cenário instalado no Palácio do Descobrimento de Paris, onde está em cartaz atualmente a exposição 'Amazônia Brasil'.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ano do Brasil na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página