Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2005 - 11h37

Emilinha Borba sofre queda e é internada em clínica no RJ

Publicidade

da Folha Online

Uma das rainhas do rádio, Emilinha Borba, 81, está internada desde as 16h de sábado (18) na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. Ela sofreu um traumatismo craniano decorrente da queda em uma escada.

Segundo o boletim médico divulgado hoje, Emilinha sofreu fratura no crânio e hemorragia intra-cerebral. "Ela permanece na UTI para monitoramento contínio do nível de consciência e estabilização clínica. Mantém pressão arterial controlada, contudo, ainda em está em delicado estado neurológico", diz a médica Helena Oliveira, que assina o boletim.

Biografia

Nascida na Mangueira, Emilinha sempre teve uma ligação estreita com a escola de samba do bairro. Ainda criança, começou a se apresentar em programas de calouros no rádio. Logo formou sua primeira dupla, As Moreninhas, com Bidu Reis.

Seu primeiro disco foi gravado em 1939, pouco antes de ser contratada para cantar no Cassino da Urca, com o apadrinhamento de Carmem Miranda. Mas seu emprego mais duradouro (foram 27 anos) foi na Rádio Nacional. Entre seus maiores sucessos estão "Se Queres Saber", "Escandalosa", "Cachito", "Dez Anos", "Baião de Dois" e "Paraíba".

A cantora foi uma das mais famosas estrelas do rádio, mas não se limitou a ele, participando também de diversos filmes entre 1939 e 1967, como "Banana-da-Terra" (1939), "Não Adianta Chorar" (1945), "É Fogo na Roupa" (1952) e "Cala a boca, Etelvina" (1960).

No fim da década de 60, problemas nas cordas vocais a levaram à mesa de cirurgia três vezes. Mesmo no período em que ficou afastada dos microfones, seu enorme fã-clube se manteve fiel --e nunca deixou de rivalizar com os fãs de Marlene, com quem Emilinha disputava o título de Rainha do Rádio. Apesar disso, as duas foram parceiras em diversas canções.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Emilinha Borba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página