Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2005 - 12h46

Críticos alemães protestam contra restrição de "Guerra dos Mundos"

Publicidade

da Folha Online

A Associação Alemã de Críticos de Cinema protestou hoje contra a restrição à divulgação de informações sobre o filme "Guerra dos Mundos", dirigido por Steven Spielberg e protagonizado por Tom Cruise, antes de sua estréia na Alemanha.

A distribuidora United International Pictures (UIP) pediu aos jornalistas que assinassem, antes da exibição exclusiva para esses profissionais, na próxima segunda-feira, uma declaração pela qual se comprometiam a não publicar críticas sobre o filme antes da estréia, na próxima quarta-feira, dia 29. O mesmo procedimento foi adotado no Brasil.

"Esse procedimento impõe obstáculos à imprensa --nesse caso a crítica de cinema-- no exercício dos direitos que a Constituição garante", assinalou a citada associação em uma declaração difundida hoje em Sarrebrücken. As restrições impostas pela distribuidora do filme de Cruise dão a impressão de que os jornalistas deveriam contar com algum tipo de represália jurídica se não assinassem a declaração ou atuassem contra suas disposições, acrescentou.

A associação criticou ainda as medidas de segurança impostas aos jornalistas durante a visita de Cruise a Berlim para a divulgação do filme. Os jornalistas não só foram obrigados a deixar do lado de fora seus pertences e aparelhos técnicos, como é habitual em projeções da UIP e de outras distribuidoras, como foram observados durante todo o filme por câmaras e "forças de segurança", segundo essa associação.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Guerra dos Mundos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página