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28/06/2005
-
13h54
da Folha Online
Sem cobrar nada, a modelo Daniella Cicarelli virou "garota-propaganda" do tênis All Star. Durante um dia de gravação na MTV, a apresentadora aparece calçando o produto mesmo sabendo da presença de um fotógrafo. A fabricante do All Star comemora o feito, já que Cicarelli exige cachê para promover campanhas da Reebok e Grendene.
Para conseguir esse marketing gratuito, a fabricante da All Star teve um gasto mínimo: apenas enviou o produto pelo correio para a sede da MTV.
"Não patrocinamos celebridades. Elas usam porque gostam. Ficamos lisonjeados", diz Luciano Ferrari, gerente de marketing da All Star no Brasil.
Questionado sobre a reação da concorrência ao ver sua garota-propaganda promovendo o produto de uma outra empresa gratuitamente, Ferrari responde: "Eu não iria gostar de ver isso. Exigiria uma outra postura."
Mas Cicarelli não é a primeira celebridade a usar um All Star, sem cobrar cachê. O craque Ronaldo, de quem se separou em maio, também já foi flagrado com o tênis, segundo Ferrari. Ele diz que o tênis já apareceu em mais de 200 filmes.
"O apresentador Luciano Huck também usa All Star", disse Ferrari.
Nos Estados Unidos, as celebridades tentam evitar cometer algum tipo de "infidelidade comercial". Ou seja, é quase impossível flagrar um garoto-propaganda de uma marca de refrigerantes com a garrafa do concorrente.
Por lá, toda aparição pública de um artista de grande porte é cuidadosamente planejada. Um exemplo é a cerimônia de entrega do Oscar em Los Angeles, onde a escolha das roupas, calçados e jóias precede negociações entre os empresários das celebridades, estilistas e as grifes mais caras do mundo.
Picada Café
No Brasil, a fábrica da All Star fica no Rio Grande do Sul, no tradicional pólo calçadista do Vale do Rio dos Sinos, na cidade de Picada Café (80 km de Porto Alegre). Lá funciona a Coopershoes, cooperativa que produz desde julho de 2002 os calçados para a filial da americana Converse, dona da marca All Star. Por ano, são fabricados cerca de 3,5 milhões de pares no Brasil --uma pequena parte é exportada para Argentina e Uruguai.
Em julho de 2003, a Converse nos EUA foi adquirida pela gigante Nike, um negócio da ordem de US$ 1 bilhão --valor que inclui dívida estimada em US$ 700 milhões.
No Brasil e Mercosul, a Converse explora marca All Star por meio de um contrato com a empresa americana de licenciamento Lon International. Já a cooperativa Coopershoes --que fabrica os calçados para a Converse-- foi criada após a falência da fábrica gaúcha de calçados Brochier em 2002.
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"Garota Reebok e Grendene", Cicarelli calça All Star sem cobrar nada
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Sem cobrar nada, a modelo Daniella Cicarelli virou "garota-propaganda" do tênis All Star. Durante um dia de gravação na MTV, a apresentadora aparece calçando o produto mesmo sabendo da presença de um fotógrafo. A fabricante do All Star comemora o feito, já que Cicarelli exige cachê para promover campanhas da Reebok e Grendene.
Para conseguir esse marketing gratuito, a fabricante da All Star teve um gasto mínimo: apenas enviou o produto pelo correio para a sede da MTV.
Fernando Moraes/FI |
Sem cobrar nada, Cicarelli usa All Star enviado por empresa |
Questionado sobre a reação da concorrência ao ver sua garota-propaganda promovendo o produto de uma outra empresa gratuitamente, Ferrari responde: "Eu não iria gostar de ver isso. Exigiria uma outra postura."
Mas Cicarelli não é a primeira celebridade a usar um All Star, sem cobrar cachê. O craque Ronaldo, de quem se separou em maio, também já foi flagrado com o tênis, segundo Ferrari. Ele diz que o tênis já apareceu em mais de 200 filmes.
"O apresentador Luciano Huck também usa All Star", disse Ferrari.
Fernando Moraes/FI |
Cicarelli já fez comercial da Reebok e da Grendene |
Nos Estados Unidos, as celebridades tentam evitar cometer algum tipo de "infidelidade comercial". Ou seja, é quase impossível flagrar um garoto-propaganda de uma marca de refrigerantes com a garrafa do concorrente.
Por lá, toda aparição pública de um artista de grande porte é cuidadosamente planejada. Um exemplo é a cerimônia de entrega do Oscar em Los Angeles, onde a escolha das roupas, calçados e jóias precede negociações entre os empresários das celebridades, estilistas e as grifes mais caras do mundo.
Picada Café
No Brasil, a fábrica da All Star fica no Rio Grande do Sul, no tradicional pólo calçadista do Vale do Rio dos Sinos, na cidade de Picada Café (80 km de Porto Alegre). Lá funciona a Coopershoes, cooperativa que produz desde julho de 2002 os calçados para a filial da americana Converse, dona da marca All Star. Por ano, são fabricados cerca de 3,5 milhões de pares no Brasil --uma pequena parte é exportada para Argentina e Uruguai.
Em julho de 2003, a Converse nos EUA foi adquirida pela gigante Nike, um negócio da ordem de US$ 1 bilhão --valor que inclui dívida estimada em US$ 700 milhões.
No Brasil e Mercosul, a Converse explora marca All Star por meio de um contrato com a empresa americana de licenciamento Lon International. Já a cooperativa Coopershoes --que fabrica os calçados para a Converse-- foi criada após a falência da fábrica gaúcha de calçados Brochier em 2002.
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