Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2005 - 15h51

"Já era hora de legalizar o casamento gay", diz Almodóvar

Publicidade

da Folha Online

A Espanha "está contente" com a aprovação, nesta quinta-feira, na Câmara dos Deputados, da "histórica" lei que permitirá aos homossexuais se casarem e adotarem filhos, afirmou o cineasta Pedro Almodóvar.

"Eu estou muito contente", disse ele durante entrevista coletiva em Madri para apresentar o início das filmagens de seu próximo filme, "Volver". O cineasta estava acompanhado da maioria das atrizes do filme, entre elas Penélope Cruz e Carmen Maura.

Emilio Naranjo/EFE
Almodóvar e Penélope em evento hoje, em Madri
Almodóvar e Penélope em evento hoje, em Madri
"Sempre me pareceu que a família é um núcleo ao redor de uma criança e que a criança, desde pequena, entende que se é cuidada, se gostam dela, se estão com ela, se lhe fazem companhia, se tiram seus medos, isso legitima os pais, e para isso não precisam ser o pai e a mãe biológicos", disse Almodóvar.

"A criança precisa de carinho, cuidado, educação. Onde houver duas pessoas que lhe derem isto, essa criança vai lhes agradecer por toda a vida. Essas pessoas já formam uma família", considerou o cineasta, que se mostrou muito contente com a nova lei, aprovada hoje por 187 dos 350 votos dos deputados espanhóis.

Almodóvar afirmou que "se algo distingue o século 20 do século 21 é a estrutura familiar, a mudança". "Na minha família, somos quatro irmãos dos mesmos pais e temos os mesmos pais biológicos. Essa estrutura mudou faz muito tempo, a própria vida a mudou", disse o cineasta, para quem "as famílias não correspondem mais ao modelo cristão de família".

"Já era hora de legalizar [o casamento gay] porque esse tipo de família já existia antes de existirem as leis", concluiu o cineasta.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Deputados espanhóis aprovam casamento gay

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre casamento gay
  • Leia o que já foi publicado sobre Pedro Almodóvar

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página