Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2000 - 22h47

"Tainá - Uma Aventura na Amazônia" vence o festival de cinema do Rio

Publicidade

Divulgação

A atriz Eunice Baia, que
vive "Tainá" no cinema
da Folha Online

O filme "Tainá - Uma Aventura na Amazônia" foi o grande vencedor do Festival Rio BR, que terminou hoje no Rio de Janeiro com uma festa de premiação no Cine Odeon BR, agora à noite.

"Tainá", produzido por Pedro Rovai e dirigido por Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, é um infanto-juvenil que encantou o público do festival. Foi o terceiro filme mais visto em 14 dias da mostra de cinema, recebendo um público de 2.170 pessoas.

A produção levou um prêmio de R$ 200 mil na categoria Melhor Filme de Ficção.

Em "Tainá", a pequena atriz Eunice Baia vive uma índia órfã que se aventura na selva amazônica. O filme trata, em sua essência, da importância da ecologia e passa uma mensagem de preservação da natureza -fauna e flora- ao público.

Segundo o produtor Pedro Rovai, "Tainá" ainda não tem previsão de lançamento no circuito brasileiro. "Ainda estamos estudando uma distribuidora para o filme", disse. Segundo ele, a intenção é lançar a produção entre o verão -época de férias do seu público alvo- e o Carnaval.

O Festival Rio BR premiou também o filme "O Sonho de Rose, 10 Anos Depois", de Tetê Moraes, como Melhor Documentário. A produção receberá R$ 100 mil.

"O Sonho de Rose" trata de personagens do filme "Terra para Rose", da mesma diretora, e mostra como estão as vidas de algumas das 1.500 famílias de agricultores sem-terra que, em 1985, realizaram a primeira ocupação de um latifúndio improdutivo no Brasil, na Fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, berço do MST.

Já o Melhor Curta-metragem ficou com "O Branco", de Ângela Pires e Liliana Sulzbach, uma produção gaúcha que fala de um menino cego que sonha com as cores e mostra preferência pelo branco.

"Tainá" e "O Sonho de Rose" serão exibidos na 24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que abre para o público na próxima sexta-feira.

Leia também notícias da 24ª Mostra de cinema

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página