Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2005 - 16h22

Militares dos EUA participam de concurso de canto

Publicidade

da Folha Online

Além de partir para ações no Iraque ou no Afeganistão, agora os soldados norte-americanos podem enfrentar outro tipo de desafio: trata-se do "Military Idol", versão militar de um bem-sucedido concurso de canto da TV.

A disputa começou em 1º de agosto em cerca de trinta bases do exército americano nos Estados Unidos e no exterior (Alemanha, Bélgica, Coréia do Sul e Japão) e se estenderá até a grande final, prevista para entre 17 e 23 de outubro em Ford Gordon (Geórgia, sudeste dos EUA), informou o Centro de Apoio às Famílias do Exército Americano (CFSC).

"Military Idol" é a versão militar de "American Idol", um dos principais programas da televisão norte-americana, transmitido pela emissora Fox. Há três anos, esse programa seleciona aspirantes a cantores, que competem até que um único concorrente seja coroado o ídolo do ano.

Na versão militar, não podem participar músicos, comediantes e bailarinos. São admitidos apenas aspirantes a cantor. Até 30 de setembro, cada base militar participante elegerá o cantor que mandará para a grande final em Fort Gordon.

As bases menores e as que tinham um grande número de soldados no exterior decidiram adiar a primeira etapa da seleção até o início de setembro para terem tempo de receber os candidatos, explicou à agência de notícias AFP Doriann Fengler, porta-voz do CFSC.

Algumas bases não têm mais do que três concorrentes, número insuficiente para organizar o concurso. Mas uma das bases já tem 25 inscritos.

Soldados baseados no Iraque e no Afeganistão não foram convidados a participar. "Adoraríamos fazer o concurso [nesses países], mas não temos a infra-estrutura necessária", explicou Fengler. Ele afirma que um soldado no Iraque ouviu falar do "Military Idol" e ligou para a sua base de origem nos Estados Unidos para se informar sobre como participar.

"Esse soldado voltaria do Iraque depois da data de encerramento das inscrições [22 de julho] e queria saber se podia competir", contou Fengler. Ele disse ao soldado que certamente poderia fazê-lo, caso chegasse a tempo.

Seleção

Para a primeira fase da seleção, os candidatos devem cantar a capella. Durante as outras três etapas, eles devem apresentar um CD com acompanhamento musical.

Em cada base militar, a seleção ocorrerá em três etapas, com um júri composto por três jurados e a participação do público, cujo voto é determinante para escolher o finalista local.

Os criadores do concurso pensaram até os mínimos detalhes, inclusive "uma pausa de 15 minutos" para que o público possa ir ao banheiro ou fazer um lanche. Além disso, eles aconselharam os organizadores locais a incluir no júri autoridades da base e "celebridades locais", e também sugeriram um prêmio de US$ 500 para o finalista local e de US$ 1.000 para o vencedor da final, em outubro. Esse último se tornará "embaixador da diversão do exército".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o "American Idol"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página