Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2005 - 11h16

Quino, autor de "Mafalda", recebe título em Buenos Aires

Publicidade

da Folha Online

O famoso cartunista argentino Quino, que há mais de 40 anos criou a lendária Mafalda, recebeu na noite desta terça-feira o título de "Cidadão Ilustre de Buenos Aires". Durante a cerimônia, ele brincou afirmando que o reconhecimento o força a se "comportar" e que deseja um que lhe permita fazer "estripulias".

"Estou muito emocionado e também um pouco desolado com tantas homenagens. Porque forçam com que a gente se comporte bem e dê o exemplo. Ainda estou esperando um que me permita fazer estripulias", disse Quino, 73, na Assembléia da capital argentina.

O quadrinista disse que sua maior "estripulia" foi a criação, em 1964, da personagem Mafalda, uma menina mordaz de uma clássica família de classe média argentina com uma visão ácida do mundo.

As reflexões de Mafalda e seus amigos foram traduzidas para 20 idiomas desde que a história começou a ser publicada como tira no extinto semanário Primera Plana.

Quino, cujo nome de batismo é Joaquín Lavado, nasceu em 1932 na província de Mendoza (oeste) e em 1954 instalou-se em Buenos Aires. Desde 1980 desenha na revista dominical do jornal "Clarín".

Com France Presse

Leia mais
  • Quino recebe prêmio "Isabel, a Católica" na Argentina

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Quino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página