Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2005 - 15h13

Bono entra na disputa pelo Prêmio Nobel da Paz

Publicidade

da Folha Online

O vocalista do grupo U2, Bono, concorre neste ano ao Prêmio Nobel da Paz. Ele foi selecionado pela mobilização contra a pobreza na África que promoveu neste ano. Os vencedores dos Nobéis serão anunciados entre 3 e 14 de outubro, informou hoje a Fundação Nobel. O da Paz, prêmio mais famoso, será anunciado em Oslo no dia 14.

Na lista de indicados ao Nobel da Paz também estão o presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, as organizações humanitárias que trabalharam na tragédia da tsunami de 26 de dezembro, assim como o governo da Indonésia e os rebeldes de Aceh, que acabam de assinar um acordo de paz que acaba com quase 30 anos de combates.

Outra candidatura é a da iniciativa "1.000 mulheres para o Prêmio Nobel da Paz 2005", que inclui mulheres de mais de 150 países comprometidas na defesa da paz e da dignidade humana, entre elas 146 latino-americanas.

Em 2004, o prêmio foi atribuído pela primeira vez a uma mulher africana, a militante ecológica queniana Wangari Maathai.

A temporada Nobel começará em Estocolmo com o anúncio do prêmio de Fisiologia e Medicina no dia 3 de outubro, seguido pelo Nobel de Física um dia depois, o de Química no dia 5 e o de Economia em 10 de outubro.

Os prêmios serão de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,3 milhão aproximadamente) cada um, valor que deve ser dividido no caso de mais de um vencedor.

Com France Presse

Leia mais
  • Adam Clayton diz que show do U2 é sobre respeito as direitos humanos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o vocalista Bono
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nobel da Paz

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página