Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2005 - 15h30

TV Cultura estréia show de calouros de música clássica

Publicidade

MARY PERSIA
da Folha Online

Contando com público cativo há décadas no Brasil, os programas de novos talentos acabam de ganhar uma vertente erudita na TV Cultura. É o "Prelúdio", show de calouros de música clássica que estreou no domingo (28).

Segundo a emissora, este é o "primeiro concurso para músicos instrumentistas e cantores líricos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil". Participam da atração jovens de até 25 anos. Ao todo, serão quatro eliminatórias (faltam três), apresentadas sempre no quarto domingo de cada mês, às 12h. A final acontece em dezembro.

A direção artística e a regência da orquestra que acompanha os calouros é do maestro Júlio Medaglia, que divide ainda a apresentação com Fernanda Fernandes. Coube ao maestro pensar o formato do programa quando a Cultura lhe convidou para apresentar uma atração sobre música clássica.

Divulgação
Leonardo, Larissa, Medaglia, Renata e Victor
Leonardo, Larissa, Medaglia, Renata e Victor
"Pensei: o que vou fazer? Vou ficar parado em frente à câmera dizendo que Beethoven morreu surdo? Veio então a idéia desse programa", conta Medaglia. "Programa de auditório é uma velha tradição brasileira", diz ele, que não apenas adequou o formato à música, mas a música ao formato, dando uma boa dinâmica à atração com obras mais curtas interpretadas pelos candidatos.

Para Medaglia, "Prelúdio" tem diversos componentes que atraem o público e contribuem para a popularização da música clássica, como a pouca idade dos candidatos e o próprio formato, com auditório e júri. "E é um bom horário. Não tem nada interessante na TV nessa hora", diz o maestro. A direção do programa é de Marcos Rombino.

Medaglia, entusiasmadíssimo com sua nova empreitada, se diz satisfeito com o número de concorrentes. "Choveu inscrição. Há muita gente boa estudando música clássica", considera. As inscrições vão até 15 de setembro.

Primeira eliminatória

A primeira eliminatória, que foi ao ar no último domingo, teve quatro concorrentes de 12 a 24 anos. O violinista Victor Bigai, 12, interpretou o "Concerto nº 2 para Violino e Orquestra" de Joseph Haydn (1732-1809). A soprano Larissa Lima, 17, apresentou "O Mio Babbino Caro", uma ária da ópera "Gianni Schicchi", de Giaccomo Puccini (1858-1924).

Já a flautista Renata Xavier, 24, executou o primeiro movimento do "Concerto em Sol Maior para Flauta e Orquestra" de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). O último a se apresentar foi o pianista Leonardo Hilsdorf, 17. Com sua interpretação do "Concerto Opus 22 nº 2 para Piano e Orquestra", de Camille Saint-Saëns (1835-1921), foi classificado para a final, em dezembro.

Aos 67 anos, Medaglia afirma que assistir aos novos talentos o faz lembrar de quando começou a tocar violino, aos 12 anos. "Eu tocava na igreja da Lapa, mas tremia as pernas como um desesperado. E vejo hoje o menino [Victor Bigai] tocar com uma segurança que eu não tenho até hoje. Estão dando um baile em nós."

O júri tem quatro integrantes: o pianista e regente João Carlos Martins, a empresária musical Glória Guerra, o crítico musical Irineu Franco Perpétuo e Manoel Francisco Pires da Costa, presidente da Fundação Bienal de São Paulo.

As inscrições acontecem de 15 de agosto a 15 de setembro. É preciso ter no máximo 25 anos completados até 31 de dezembro de 2004 e enviar à TV Cultura um registro sonoro (em fita ou CD) ou vídeo do candidato executando uma obra clássica.

O vencedor leva uma bolsa de estudos de alemão, cedida pelo instituto Goethe, com curso, passagem e acomodação na Alemanha, um recital como solista com orquestra em local a definir e a gravação de um CD.

Informações sobre as inscrições podem ser obtidas no site da Cultura.

Leia mais
  • "Erramos: TV Cultura estréia show de calouros de música clássica"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Júlio Medaglia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página