Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2005 - 10h50

Artistas brasileiros participam do Festival de Outono de Paris

Publicidade

da Folha Online

Cem artistas brasileiros participarão neste ano do Festival de Outono de Paris, inspirado na criação artística, plástica e musical brasileira, dentro das comemorações do Ano do Brasil na França.

Diferentes salas, espaços e teatros da capital francesa terão presença latina, reflexo do desejo de mostrar "a vitalidade da cena artística contemporânea" do Brasil, ressaltou o diretor do festival, Alain Crombecque.

A lista de celebridades convidadas para criar obras plásticas e espetáculos especialmente para a cidade de Paris é liderada por Marepe, no Centro Pompidou. Marepe, pseudônimo artístico de Marcos Reis Peixoto, inaugura uma instalação chamada "Vermelho-amarelo-verde-azul", inspirada nas quatro cores que caracterizam a arquitetura do edifício.

Também em Beaubourg, este baiano de 35 anos, conhecido pela Bienal de Veneza e pelos mercados de arte dos EUA e da Alemanha, fará uma performance que será repetida nos dias 1º e 29 de outubro.

Tunga, Dias & Riedweg e Rosângela Rennó, com seu longo diário filmado e o esperado "caos" de Artur Barrio, são alguns dos artistas que mostrarão suas criações no festival.

A mostra de outono trará três espetáculos teatrais de Enrique Diaz, dois deles na Cité Internationale, a partir de 7 de outubro, até 6 de dezembro.

Haverá dança, principalmente muito samba, com o "Brasil Brasileiro", de Claudio Segóvia, e novas propostas, como a multidisciplinar Lia Rodrigues e o hip-hop filosófico de Bruno Beltrão, que de 30 de novembro a 4 de dezembro apresentará uma coreografia sua no Centro Pompidou.

Beaubourg também será sede de um colóquio sobre o Brasil e seus paradoxos, entre 28 e 29 de outubro. No dia 5 de dezembro, na Cinemateca Francesa, haverá a mostra "Noite de Cores", com projeções de filmes de Carmen Miranda, chanchadas e rituais de candomblé.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ano do Brasil na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página