Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 13h23

"Terra Paulista", vencedor do Jabuti, vira exposição interativa em SP

Publicidade

da Folha Online

O projeto educacional "Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes", que levou o Prêmio Jabuti 2005 na categoria "Projeto/produção editorial", virou uma exposição interativa. Aberta a partir de hoje (20/9) para o público, com entrada gratuita, a mostra reúne instalações, painéis e objetos que retratam a formação do Estado de São Paulo e o dia-a-dia da gente que vive aqui.

Divulgação
Roupas usadas pelos paulistas no século 19
Roupas usadas pelos paulistas no século 19
Assim, até o dia 11 de dezembro, o Sesc Pompéia abriga, em uma área de 2.150 metros quadrados, um panorama da história, arte e costumes dos paulistas, desde o primeiro encontro (entre os índios e os portugueses) até as manifestações culturais contemporâneas, como as festas e o artesanato passados de geração para geração.

O projeto multimídia (livros paradidáticos, almanaques, vídeos-documentários e jogos) "Terra Paulista - Histórias, Arte, Costumes" foi idealizado pela socióloga Maria Alice Setubal, presidente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

"O Terra Paulista tem origem em minha mudança para o interior de São Paulo, com o objetivo de implementar um projeto de turismo na Fazenda Capoava, uma propriedade histórica do século 18, que tinha como uma das propostas centrais o turismo cultural. A partir das pesquisas realizadas, percebi nosso desconhecimento sobre a história e o patrimônio cultural paulista", conta Maria Alice Setúbal.

Entenda a exposição

A diversidade de linguagens é a marca da exposição. Criações cenográficas, arte digital, maquete, vídeos, quadrinhos, reproduções de pinturas, objetos históricos, mapas, documentos e fotografias vão estimular o público sobre as tradições paulistas, em especial do interior do Estado de São Paulo.

Divulgação
Pouso dos tropeiros é uma das atrações do Terra Paulista
Pouso dos tropeiros é uma das atrações do Terra Paulista
Concebida por Elena Grosbaum e Ilana Goldstein, a exposição tem projeto arquitetônico de Márcia Grosbaum e cenografia de Aby Cohen e Lee Dawkins, com consultoria do historiador Paulo César Garcez Marins, do Museu Paulista. A exposição conta também com a participação de artistas plásticos, museólogos, antropólogos, escritores, atores, fotógrafos e cineastas.

Seis módulos compõem a exposição, relacionados entre si por passagens ou túneis. "O primeiro e o último abordam questões conceituais, os outros sucedem-se de maneira didática, seguindo o eixo cronológico", afirma Ilana Goldstein.

No primeiro deles, "Quem é o paulista?", vídeos são projetados em uma cortina de palha na entrada da exposição. A primeira passagem retrata um túnel do tempo que dá a dimensão do período histórico que será percorrido na mostra.

Divulgação
Croqui da fachada da praça do século 20, montada na mostra
Croqui da fachada da praça do século 20, montada na mostra
O segundo módulo foi batizado de "O primeiro encontro", e revela a presença indígena no Brasil no momento do descobrimento e os sinais de sua influência na cultura brasileira ao longo da história. Este módulo mostra, entre outras coisas, objetos de uso indígena e convida o visitante a experimentar a sensação do "desbravamento" de novas terras, da entrada na mata virgem.

Um túnel suspenso de tecido, o "Peabiru", cercado por árvores, retrata a dificuldade de locomoção dos colonizadores em meio à mata e faz a passagem do visitante para o módulo seguinte, chamado de "Movimentos".

Depois, passando por um canavial, o visitante chega ao "Fazendas", quarto módulo da exposição, que traz painéis, carro de boi e maquete de fazendas de café. Ao penúltimo módulo, chega-se percorrendo um túnel com trilhos e som de trem. "Cidades do Café" mostra, em uma praça cenográfica do início do século 20, fachadas que servirão de vitrine para ambientes como um cabeleireiro outras lojas.

O que continua ­-e o que desapareceu-­ em nosso patrimônio material é o tema do módulo final, chamado "Permanências".

Exposição "Terra Paulista - Histórias, Arte, Costumes"
Onde: Sesc Pompéia (rua Clélia, 93 ­ tel.:0/xx/11/3871-7700).
Quando: 20 de setembro a 11 de dezembro. Terça-feira a sábado, das 9h30 às 20h30. Domingos e feriados, das 9h30 às 19h30.
Quanto: Grátis

Leia mais
  • "Terra Paulista" contará a alunos da escola pública a história de SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a cultura caipira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página