Publicidade

Ilustrada
27/09/2005 - 18h59

Hollywood consegue primeira condenação por pirataria

Publicidade
da France Presse, em Los Angeles

A Justiça americana conseguiu a primeira condenação de um espectador por gravar filmes com uma micro-câmera dentro de uma sala de cinema, recorrendo a uma nova lei que visa a proteger a indústria de Hollywood da pirataria, informou nesta terça-feira a Motion Picture Association of America (MPAA), associação de produtores de cinema dos Estados Unidos.

O processado, Curtis Salisbury, que poderá ser condenado a cinco anos de prisão e uma multa de US$ 250 mil, admitiu ter usado um gravador de vídeo em uma sala de cinema para copiar os filmes "A Feiticeira" e "The perfect man", de 2005. Em seguida, segundo a MPAA, destinou as cópias a uma rede de distribuição pela internet.

A associação conseguiu na segunda-feira, em San Francisco, a condenação de Salisbury, que se declarou culpado de duas acusações sob a legislação denominada 'Family Entertainment and Copyright Act of 2005' (FECA).

"Nossas leis federais estão trabalhando para fazer com que o roubo de filmes por gravação em salas de cinema seja uma opção menos atraente" para a pirataria de filmes, disse Dan Glickman, porta-voz da MPAA.

A lei FECA condena o uso de equipamentos de gravação em salas de exibição e proíbe a distribuição de filmes pirateados pela rede mundial de computadores.

A MPAA, que representa os interesses dos grandes estúdios de Hollywood, queixou-se de que a indústria cinematográfica perdeu US$ 3,5 bilhões em 2004 por causa da pirataria.

Leia mais
  • Estados Unidos "exportam" profissionais para coibir pirataria
  • Estúdios de Hollywood criam grupo para coibir pirataria de filmes
  • Hollywood lança nova campanha contra pirataria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a pirataria em Hollywood
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca