Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2005 - 10h20

Helena Meirelles morre aos 81 em Campo Grande

Publicidade

da Folha Online

Morreu na madrugada de hoje, aos 81 anos, a violeira Helena Meirelles, vítima de parada cardiorrespiratória.

A instrumentista morreu em casa. Ela havia passado duas semanas internada na Santa Casa de Campo Grande para tratar uma pneumonia aguda crônica. Chegou a ficar na UTI, respirando com o auxílio de aparelhos. Na última terça-feira, já se alimentando por via oral e sem necessitar de aparelhos para respirar, teve alta e foi para casa.

Divulgação
Violeira saiu na "Guitar Player"
Violeira saiu na "Guitar Player"
Nascida no Mato Grosso do Sul em 1924, Helena tinha vida simples. Começou a tocar viola ainda criança, animando festas da região aos oito anos de idade.

Porém, só depois dos 60 anos ela foi descoberta pelo público e pela mídia. Aos 68 anos, subiu pela primeira vez em um palco profissionalmente, ficando conhecida como a Dama da Viola.

Em 1993, Helena foi eleita pela conceituada revista norte-americana "Guitar Player" uma das melhores instrumentistas do mundo, sendo comparada a astros como Keith Richards, do Rolling Stones, e Eric Clapton.

Helena, analfabeta e autodidata, foi casada três vezes e teve 11 filhos. Gravou quatro álbuns: "Helena Meirelles" (1994), "Flor de Guavira" (1996), "Raiz Pantaneira" (1997) e "De Volta ao Pantanal" (2003).

Leia mais
  • Documentário inédito conta vida de Helena Meirelles

    Especial
  • Veja galeria de fotos de Helena Meirelles
  • Leia o que já foi publicado sobre Helena Meirelles
  • Ouça músicas de Helena na Rádio UOL
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página