Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2005 - 09h59

Smurfs são atacados com bombas em campanha da Unicef

Publicidade

da Folha Online

Imagine um dia violento em plena guerra civil na vila dos Smurfs --desenho de sucesso nos anos 80. Milhares dos seres azuis fugindo de balas perdidas, tendo as casas de cogumelo destruídas por bombas, Smurfete morta após ser vítima de um fogo cruzado e papai Smurf desaparecido. Quando a situação se acalma, bebês Smurfs são os únicos sobreviventes da tragédia.

Divulgação
Vila dos Smurfs é arrasada com bombas pela Unicef
Vila dos Smurfs é arrasada com bombas pela Unicef
A cena não é mais um dos planos do maquiavélico Gargamel e do seu gato, Cruel. O cenário assustador faz parte de uma campanha do escritório da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) na Bélgica, que pretende arrecadar fundos para beneficiar crianças que são vítimas de guerra.

O vídeo começa com pássaros, borboletas e os Smurfs cantando felizes. De repente, bombas começam a cair do céu, espalhando pânico e morte entre os duendes azuis.

"A idéia foi usar algo familiar para chamar a atenção de que as crianças estão em perigo no mundo", explicou Gaelle Buasson, porta-voz da Unicef. "Poderíamos ter usado imagens de crianças no Iraque, na Palestina ou em outros locais do planeta, mas optamos por usar um desenho para respeitar essas crianças", acrescentou.

A Unicef obteve permissão para usar os Smurfs em sua campanha da empresa IMPS, que detém os direitos sobre os personagens após a morte de seu criador, o cartunista belga Peyo.

O vídeo, de 20 segundos, pretende mostrar que a guerra pode devastar até os lugares mais inocentes.

A campanha pretende levantar fundos para projetos do Unicef em Burundi, Congo e Sudão. Para evitar traumatizar os fãs mais jovens dos Smurfs, o comercial só vai ao ar após as 21h00

De acordo com a Unicef, o clipe poderá ser visto em breve na Europa, América Latina e Austrália.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Smurfs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página