Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2005 - 12h36

Buddy Guy vem ao Brasil para única apresentação

Publicidade

da Folha Online

O guitarrista Buddy Guy, 69, considerado o melhor guitarrista de blues de todos os tempos (até mesmo por Eric Clapton), fará uma única apresentação no Brasil, no dia 25 de novembro, no Credicard Hall, em São Paulo.

O rei do blues de Chicago trará no repertório do show seus maiores sucessos, como "Damn Right, I Got The Blues", "Look On Yonder Wall" e "Wacht Yoursel", as mais recentes "Do Your Thing", de Keith Richards, "Cut you Loose", "Ain't no Sunshine", "Price you Gotta Pay" e "I Put a Spell on You", faixas inéditas do novo álbum "Bring 'em In".

Com 44 de carreira, o guitarrista já recebeu cinco Grammy Awards. Os principais em 1991 (com Damn Right, I've Got The Blues), 1993 (por Fells Like Pain) e 1995 (com Slippin' In).

Os músicos Timothy Austin (bateria), Martin Sammon (teclado), Cornelius Hall 'Ric' (guitarra), Orlando Wright (baixo) e Jason Moynihan (saxofone) vão acompanhar Buddy Guy na apresentação.

História

O artista nasceu e cresceu na Louisiana, Estados Unidos, e começou a tocar profissionalmente na região de Baton Rouge no início dos anos 50. Somente quando mudou para Chicago, por volta de 1957, viu sua carreira começar a se firmar.

Trabalhou sozinho na cidade e, em 1958, venceu Magic Sam e Otis Rush (dois grandes nomes locais) em um desafio organizado por um clube da cidade. Sam o recomendou para Eli Toscano, dono das gravadoras Artistic e Cobra. Assim, Buddy Guy gravou dois singles para a Artistic, "Sit And Cry" e "This Is The End".

Depois que a gravadora faliu, o guitarrista assinou com a Chess Records em 1960 e se tornou um requisitado músico de estúdio, tocando com grandes nomes do blues, como Muddy Waters, Willie Dixon, Little Walter, Sonny Boy Williamson e Koko Taylor. Em 1962 seu disco "Stone Crazy" alcançou a 12ª colocação nas paradas de Rhythmn And Blues.

Buddy Guy continuou tocando nos clubes norte-americanos e nos festivais de blues na Europa. Em 1989, abriu seu próprio clube, o famoso "Legends", em Chicago, atraindo velhos e novos fãs de blues e roqueiros influenciados pelo blues.

Em 1991, Eric Clapton convidou Buddy Guy para tocar com ele no Royal Albert Hall, em Londres. As performances com Clapton levaram a velha lenda a assinar um contrato com a Silvertone.

BUDDY GUY
Onde: Credicard Hall (avenida Nações Unidas, 17.955 - Santo Amaro).
Quando: 25 de novembro
Quanto R$ 80 a R$ 200. Mais informações pelo telefone 0/x/11/6846-6000 ou pelo site www.credicardhall.com.br.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Buddy Guy
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página