Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2005 - 09h16

Senhoras tiram a roupa em calendário do Graac

Publicidade

MARY PERSIA
da Folha Online

Tudo começou no conservador vilarejo de Knapely, no condado Yorkshire (Inglaterra), quando um grupo de senhoras resolveu aparecer sem roupa num calendário por uma singela causa: conseguir um sofá, novo e confortável, para a sala de espera de um hospital. Num momento tão difícil (o sofrimento de alguém próximo), argumentavam, o mínimo que mereciam era um lugar decente para se acomodar. Era 1999.

Divulgação
Gilda Bezerra, 60, é casada há 37 anos
Gilda Bezerra, 60, é casada há 37 anos
Troque a cidadezinha britânica por uma das maiores metrópoles do mundo (São Paulo) e o sofá por um edifício. Este é o objetivo das voluntárias do Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), que tiraram a roupa para um calendário cujo lançamento acontece nesta segunda-feira na Reserva Cultural. A tiragem inicial é de 12 mil exemplares.

O calendário será vendido num esquema "dois-em-um": por R$ 20, você compra o calendário das senhoras, que posaram com flores coloridas, e leva também o calendário da ONG Turma do Bem, com homens nus em imagens preto-e-branco. Os voluntários e voluntárias que participaram do projeto estarão hoje à noite autografando os calendários.

A história das senhoras de Yorkshire foi retratada em "As Garotas do Calendário" (2003), do diretor Nigel Cole. Pelas mãos do genro inglês, o filme chegou às mãos de Gilda Bezerra de Melo Ribeiro, 60, voluntária do Graac, que pôs a idéia na cabeça.

Divulgação
Dona Margarida, 82, é modelo com mais idade
Dona Margarida, 82, é modelo com mais idade
"O Graac é um hospital que atende 2.500 crianças por mês. Vivemos de campanhas de doações", afirma a voluntária, que cansou de ouvir frases do tipo "isso é loucura" e "como você vai fazer isso?" antes de ser compreendida.

Com tudo muito bem explicado, Gilda conseguiu 11 companheiras do Graac (além dela própria), todas acima dos 50 anos, que toparam ter sua imagem impressa no calendário. Eram dez, mas uma delas, receosa com possíveis constrangimentos na repartição pública em que trabalha, desistiu do projeto, já depois de ter sido clicada. Foi substituída por flores.

Dona Margarida é a modelo de mais idade, com 82 anos. Trabalha como voluntária no setores de costura e bazar do Graac e foi clicada com um arranjo de flores roxas. É quase três décadas mais velha que Aparecida, 53, que posou com uma única rosa vermelha na mão. As flores foram doadas por Vic Meirelles (figura badalada, foi decorador da festa de casamento de Ronaldo e Daniella Cicarelli).

Divulgação
Aparecida Sirley, 53, é uma das voluntárias
Aparecida Sirley, 53, é uma das voluntárias
Gilda também posou, com o apoio do marido. "A princípio, fiz tudo escondido, pois pensei que ele não deixaria. Quando estava tudo pronto para as fotos, contei", diz a voluntária. "Ele disse: 'Ah é? E você vai sair também?'. Eu falei que não, porque de fato eu não iria sair. E ele respondeu: 'Você trabalha feito uma louca nisso e não vai sair? Vai sim'. A gente passa 37 anos com uma pessoa e acha que a conhece", ri a senhora de 60 anos.

No estúdio, ficaram as senhoras, a produtora e o fotógrafo, Gui Paganini, que só entrava quando a modelo já estava a postos. "Foi tudo bem tranqüilo", conta Gilda.

As instalações do Graac, que já estão pequenas para atender à demanda, devem aumentar em breve. A entidade ganhou um terreno da prefeitura ao lado do prédio atual. Se a campanha do calendário der certo, em breve a construção de um anexo do hospital sairá do papel.

Para Gilda, a boa ação não para por aí. A auto-estima das mulheres da sua idade também pode receber um reforço com o calendário, diz ela. "Podemos ajudar muitas senhoras na minha idade que estão em casa, deprimidas, com os filhos já casados, sem ter o que fazer. É o momento da pessoa sair e fazer um trabalho voluntário, provando que cada um tem a sua idade, o seu momento de beleza."

Garotos do calendário

Divulgação
Marcelo Darghan, 40 anos, em foto do calendário
Marcelo Darghan, 40 anos, em foto do calendário
Já o calendário masculino terá sua renda revertida para a Turma do Bem, liderada pelo dentistas Fábio Bibancos, 40. A ONG reúne 3.000 voluntários por todo o Brasil, contabiliza Bibancos, e faz atendimentos em escolas públicas e abrigos para crianças e adolescentes com dois projetos: o Dentista do Bem e o Correspondente do Bem.

"Temos um perfil de voluntários mais masculino", afirma o dentista, justificando a escolha de homens para as fotos no estilo "Ou Tudo ou Nada". A primeira seleção chegou a 23, baixando depois para 12 voluntários --entre eles dentistas, médicos, um professor de educação física, um profissional de informática, um fotógrafo e o músico Carlos Careqa. As fotos ficaram a cargo de Ernesto Baldan.

Voluntários do Calendário - noite de autógrafos
Quando: segunda-feira (17), às 20h30
Onde: Reserva Cultural (av. Paulista, 900, térreo baixo)
Quanto: grátis. Os dois calendários são vendidos juntos a R$ 20

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Graac
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página