Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2005 - 14h44

Rappa regrava sucessos em "Acústico", mas deixa hits de fora

Publicidade

DANIELA ORTEGA
do Agora

Quem espera ouvir músicas como "A Minha Alma" ou "A Feira" no "Acústico MTV" do Rappa (hoje nas lojas) vai se decepcionar. As faixas mais conhecidas no CD (veja lista completa abaixo) são "Pescador de Ilusões", "Reza Vela" e "Rodo Cotidiano". "Tiramos o que não tinha mais como ser sucesso porque já foi muito tocado", diz Falcão.

Segundo o grupo, o produtor Tom Capone (morto em setembro de 2004) era um dos incentivadores de um projeto acústico. "A idéia era fazer enquanto estivéssemos no auge, não em decadência, como muita gente faz, experimentando novas sonoridades e fugindo das músicas conhecidas", conta o vocalista.

Divulgação
Grupo O Rappa, que lança CD e DVD acústico
Grupo O Rappa, que lança CD e DVD acústico
Assim, eles usaram e abusaram dos instrumentos que tinham à mão. "A gente queria que o som tivesse peso, mesmo sem as guitarras", fala Xandão. Lobato, além de bateria, toca steel drums (instrumentos de percussão melódicos), campainhas e vibrafone. Xandão, por sua vez, arrisca-se na viola caipira e no bandolim. "Não sou bandolinista e toquei com afinação diferente da usual, mas o que nos interessa é o som dos instrumentos."

DJ Negralha operou um gramofone, suprindo a falta dos elementos eletrônicos. Em "Homem Amarelo" e em mais duas faixas que estão no DVD, a rabeca de Siba, do Mestre Ambrósio, dá toque especial. Maria Rita é a voz de fora convidada. "Queríamos fugir do óbvio. Podíamos chamar Marcelo D2, Sepultura, mas já trabalhamos com eles. Maria Rita não é só uma fã. Ela se identifica com nossa proposta", diz Falcão.

A cantora, que está em "Rodo Cotidiano" e "O Que Sobrou do Céu" (a última só no DVD), parece deslocada no palco, mas empolgou. Ao final de "Rodo", o público continuou cantando, dando origem a um momento à capela dos dois vocalistas.

São duas inéditas. O show começa com uma delas, "Na Frente do Reto" (a outra é "Não Perca as Crianças de Vista"). Falcão aparece em um banco de madeira, no cenário de uma estação de trem antiga. Ele explica: "Isso remete à nossa história. O disco tem um pouquinho de cada fase". Xandão diz que, como faltam os hits, o álbum poderá soar, para quem não conhece bem o grupo, como de inéditas. Aos fãs de carteirinha, resta aproveitar os novos arranjos. Mais de O Rappa, só daqui dois anos.

FAIXA A FAIXA DO ACÚSTICO
Por André Caramante

1 - "Na Frente do Reto"
Com o arranjo de violas e cuícas, ao melhor estilo de misturas do Rappa, é empolgante e com a harmonia sonora interessante. A letra, aparentemente, foi feita por encomenda para abrir o acústico.

2 - "Mar de Gente"
Releitura saborosa e empolgada com a platéia. A faixa, sucesso no disco "O Silêncio Q Precede o Esporro", funciona como o cartão de visitas do Rappa.

3 - "Brixton, Bronx ou Baixada"
Para quem não conheceu O Rappa em seu primeiro CD (1994), essa faixa é uma oportunidade para comprovar o discurso social da banda.

4 - "Homem Amarelo
A nova versão ganhou uma inteligente troca de guitarras por um coro empolgado da platéia e um solo de violino. Tambores acentuam o clima.

5 - "Lado A Lado B
A faixa-título do CD mais bem-sucedido da banda, "Lado A Lado B", ganhou pegada mais hip hop.

6 - "Reza Vela"
Ainda é refrão fácil na cabeça de quem gosta da banda. Finaliza bem com uma capela de Falcão acompanhado pelo público.

7 - "Se Não Avisar o Bicho Pega"
O Rappa escorregou. Letra forte para arranjo fraco.

8 - "Rodo Cotidiano"
Maria Rita e O Rappa em um encontro inusitado que, mesmo Falcão afirmando que "ela faz parte da família", soa estranho e muito mais como estratégia para colocar a banda em lugares antes não almejados.

9 - "Não Perca as Crianças de Vista"
Suingada e cheia de harmonia, a banda garante mais um sucesso ao acústico.

10 - "Pescador de Ilusões"
Sempre valerá ouvir sons como esse, um sucesso do disco "Rappa Mundi", o 2º do grupo, a faixa ganhou uma nova dimensão e lembra o saudoso Chico Science & Nação Zumbi.

11 - "O Salto"
É incrível perceber como a poesia de O Rappa nos faz pensar, repensar e acreditar que, um dia após o outro, "regamos flores no deserto". É um das faixas onde o coral foi melhor encaixado no acústico.

12 - "Papo de Surdo e Mudo"
Toda a malandragem de O Rappa é muito bem representada nesse som, muito urbano, cheio de beats fortes.

13 - "Eu Quero Ver Gol"
A música deverá emplacar ano que vem, com a chegada da Copa do Mundo. A levada de Falcão faz com que o som chegue a ter um quê de reggae, dub e ragga, tudo muito misturado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre O Rappa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página