Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 17h47

Crítica: "Duro de Engolir" é um dos melhores filmes gay da Mostra BR

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Um dos melhores filmes com temática gay da 29ª Mostra BR de Cinema é o norte-americano "Duro de Engolir" (2005, "Hard Pill"). O roteiro é original. O elenco cativa. Há bons momentos para rir, chorar e pensar.

Divulgação
Tim toma pílula que promete transformá-lo em hétero
Tim toma pílula que promete transformá-lo em hétero
Tim é o personagem principal. Ele é um gay que acaba de completar 33 anos, solteiro e apaixonado por um amigo heterossexual, motivo de sua depressão. Um laboratório começa a testar uma droga para "curar" a homossexualidade. Tim decide ser cobaia.

O filme evita caricaturas e preconceitos e, de forma corajosa, toca em uma questão explosiva: o indivíduo já nasce gay ou se torna homossexual por alguma alteração no cérebro?

O espectador esclarecido sabe que a droga não vai funcionar e se emociona com o desespero de Tim de querer resolver uma desilusão amorosa de forma drástica, colocando em risco sua rede de amigos.

O roteiro tenta traçar a diversidade do mundo gay. Tim é caseiro, romântico, odeia boates. Já Joey, seu melhor amigo, adora balada e tem vários parceiros --até conhecer um interessado em namorar sério.

Outra personagem interessante é Sally, a amiga gordinha de Tim. Ela se ilude com a idéia de que a pílula --metade azul, metade rosa-- vai funcionar e acaba alimentado a esperança de viver um romance com ele.

O filme faz graça ao criar uma espécie de "termômetro sexual". Toda vez que surge pela 1ª vez um personagem na tela, uma escala gráfica mostra seu nível de homossexualidade ou heterossexualidade. Uma boa sacada.

"Duro de Engolir" abre espaço também para o discurso conservador e moralista e exibe depoimentos de quem apóia remédios e tratamentos para transformar gays em heterossexuais. Boa parte da platéia ri.

Dirigido por John Baumgartner, que também assina o roteiro, o filme traz no papel principal Jonathan Slavin. "Duro de Engolir" recebeu críticas positivas nos EUA e participou de festivais de cinema com temática gay.

Nesta semana, na Mostra BR de Cinema, o filme será exibido na quarta-feira (26) no Cineclube Vitrine 1 (às 16h20) e no dia 29 (sábado) às 16h50 no Frei Caneca Unibanco Artiplex 1.

Outro filme na mostra é "Brokeback Mountain", dirigido por Ang Lee, que mostra o relacionamento entre dois caubóis americanos que se conhecem, nos anos 60, trabalhando em um rebanho de ovelhas. Mas a produção só teve um dia de exibição (ontem) na mostra.

Leia mais

  • Após incêndio com morte, 1º cinema gay do país reabre as portas
  • Ex-gay, boate do Joelma vai "espantar" superstição com forró e axé
  • Sem público, megaboate GLS ameaça fechar as portas em SP

    Especial
  • Veja programação completa no especial da 29ª Mostra de Cinema
  • Leia o que já foi publicado sobre a Mostra Internacional de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página