Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2005 - 11h05

Documentário retrata cotidiano de muheres de escola de samba

Publicidade

da Folha Online

O documentário brasileiro "Fala, Mulher", recentemente exibido no Zagreb Film Festival, na Croácia, é uma das atrações desta quarta-feira na 29ª Mostra Intercional de Cinema de São Paulo.

O filme, dirigido por Graciela Rodriguez e Kika Nicolela, retrata o cotidiano de um grupo de mulheres negras da Escola de Samba Camisa Verde e Branco. São 15 personagens afro-descendentes que falam sobre suas vidas.

No dia-a-dia, ela são manicures, domésticas, secretárias, cabeleireiras, cozinheiras, professoras, batalhando por sua sobrevivência. No entanto, são rainhas na escola de samba e incorporam deuses nos barracões do candomblé.

O filme mergulha em suas vidas e, paralelamente, acompanha a preparação do desfile da escola de samba Camisa Verde e Branco, de São Paulo, da qual a maioria delas faz parte.

Um dos objetivos principais do filme foi tentar resgatar a intimidade de uma conversa informal. Segundo Kika Nicolela, para atingir esse formato, a equipe reduziu os equipamentos e a equipe. Tudo para que as personagens do documentário ficassem à vontade. Resultado: o trabalho lembra um bate-papo informal, do tipo que poderia rolar em uma mesa de bar.

A exibição acontece às 23h, no Cinesesc. Outra sessão está marcada para as 14h do próximo domingo, no Shopping Morumbi.

Leia mais
  • Biografia de Helvécio Ratton ganha lançamento na Mostra
  • Cinema com lugar marcado vira moda em São Paulo

    Especial
  • Como você decide qual filme vai assistir na Mostra BR?
  • Veja programação completa no especial da 29ª Mostra de Cinema
  • Leia o que já foi publicado sobre a 29ª Mostra BR de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página