Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2005 - 10h37

"Cafuné" retrata vida do jovem carioca

Publicidade

da Folha Online

Atração hoje na 29ª Mostra BR de Cinema, "Cafuné" é o longa-metragem de estréia do cineasta Bruno Vianna. O filme retrata jovens que estão começando a vida adulta no ambiente conturbado e complexo que é a cidade do Rio de Janeiro dos anos 1990.

"O enredo coloca lado a lado jovens que têm origens sociais distintas mas que têm em comum uma falta de perspectiva profissional e pessoal, vítimas de uma comunidade cuja decadência econômica é motor da violência física e moral", diz o diretor.

Estrelada por Priscila Assum (premiado nos festivais de Gramado e Brasília por seu desempenho em "Como Nascem os anjos", de Murilo Salles) e Lúcio Andrey, "Cafuné" não é um filme que tem como tema a desigualdade social de nosso país. O tom é de um diário, uma observação do cotidiano dessa juventude no que ela tem de mais banal.

Segundo Vianna, "Cafuné" evita colocar as camadas mais pobres da sociedade brasileira sob uma lupa e lança um olhar atento às interações e interseções das camadas sociais, e como elas se dão na cidade do Rio de Janeiro.

"Cafuné" foi premiado no concurso de desenvolvimento de roteiros do Governo do Estado do Rio, em 2002, e no concurso de longas-metragens de baixo orçamento do Ministério da Cultura em 2003, viabilizando sua produção.

Bruno Vianna é diretor de cinema formado pela UFF, nascido no Rio de Janeiro em 1971, e tem mestrado em mídias digitais pelo Interactive Telecommunications Program da New York University.

Cafuné
Direção: Bruno Vianna
Quando: Sexta-feira (28), às 17h, no Cine Olido, e sábado (29), às 15h, no Cineclube Vitrine.

Especial
  • Como você decide qual filme vai assistir na Mostra BR?
  • Veja programação completa no especial da 29ª Mostra de Cinema
  • Leia o que já foi publicado sobre a 29ª Mostra BR de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página