Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2005 - 20h07

Festival terá 100 bailarinas de flamenco

Publicidade

da Folha Online

Um festival de dança espanhola será realizado na próxima sexta-feira (4) e sábado, em um colégio no Morumbi (zona oeste de São Paulo). Cerca de cem bailarinas vão apresentar vários ritmos do flamenco. Haja sapateado, palmas e castanholas.

O evento será no anfiteatro do Colégio Miguel de Cervantes e está aberto ao público. O ingresso custa R$ 12. Haverá a participação do cantor "El Oliva" e sua equipe de guitarrista, percussionista e flautista.

Serão mostrados ao público ritmos do flamenco como "sevillanas", que combina sapateado com as castanholas, "rumba", "guajira", "garrotín" e "fandango de huelva".

Entre os destaques está a apresentação do "cajón", um instrumento de percussão peruano, introduzido no flamenco moderno e combinado com a sonoridade produzida pelo grupo de samba Barracão dos Sonhos.

O repertório de apresentações inclui ainda o "bulerías", fusão entre o balé moderno e o flamenco. Reflexo da mistura entre várias culturas que habitaram a península ibérica, como a árabe, judaica e cigana, o flamenco se estabelece com força na região de Andaluzia (sul da Espanha), a partir do século 19.

Segundo a professora de dança espanhola Laureana de La Iglesia Alonso, em cada estilo, não é só a cor dos vestidos que muda, a história e as características de cada dança é peculiar.

"Quem conhece a cultura espanhola consegue ver cada detalhe, cada diferença na roupa, na melodia, na letra, nos acessórios, na forma de bater os pés e palmas", diz.

Serviço
Festival "Noites Espanholas"
Quando:4 e 5 de novembro, a partir das 19h30
Onde: Colégio Miguel de Cervantes (av. Jorge João Saad, 905, Morumbi)
Quanto: R$ 12

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o flamenco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página