Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2005 - 09h40

Festival de cinema premia "Cidade Baixa"

Publicidade

da Efe, em Los Angeles

O Festival Internacional de Cinema Latino da cidade de Los Angeles (EUA) encerrou sua nona edição com a cerimônia de entrega dos prêmios.

O filme brasileiro "Cidade Baixa", de Sérgio Machado e Karim Ainouz, obteve o prêmio de melhor roteiro, que dividiu com Benito Zambrano e Ernesto Chao, de "Habana Blues". O filme "Invierno en Bagdad", do espanhol Javier Corcuera, obteve o prêmio de melhor documentário, enquanto "Habana Blues" levou o prêmio do público.

O argentino "Las mantenidas sin sueño", de Vera Fogwill e Martin Desalvo, foi considerado a melhor estréia do festival, além de obter o prêmio Rita de melhor filme. Na categoria de melhor curta-metragem, venceu o mexicano "La cañada", de Carlos Corea.

A entrega dos prêmios ocorreu durante a cerimônia de encerramento realizada na noite de domingo no teatro Egípcio de Los Angeles, sede do festival.

A cerimônia foi encerrada com a projeção do última filme de Bruno Barreto "O Casamento de Romeu e Julieta", e com uma festa brasileira.

O júri do festival escolheu ainda três filmes que competirão ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme em língua estrangeira. Os títulos selecionados são: "Las mantenidas sin sueño", "Habana Blues" e o chileno "La última luna", de Miguel Litín, que também levou o prêmio de melhor diretor.

Ao contrário do Oscar, o Globo de Ouro, entregue anualmente pela associação da imprensa estrangeira em Hollywood, não limita o número de filmes que podem concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Cidade Baixa"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página