Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2005 - 10h45

"Mercador de Veneza" tem exibição gratuita

Publicidade

da Folha Online

A versão para o cinema de "O Mercador de Veneza", com Al Pacino no papel principal, de Shylock, é uma das opções da 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nesta terça. A produção italiana será exibida em sessão gratuita no vão livre do Masp, na av. Paulista, a partir das 19h30.

Pacino humaniza o agiota judeu que quer se vingar de quem o despreza, na obra de William Shakespeare. A direção ficou por conta do britânico Michael Radford.

Amanhã, no mesmo horário, o Masp terá exibição de "O Paciente Inglês", de Anthony Minghella. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma enfermeira cuida de um homem vitimado por terríveis queimaduras. Em seu leito de morte, ele relembra seu passado e um tórrido romance que teve com uma mulher casada.

Na quinta, encerrando a programação, será a vez de "Olga", de Jayme Monjardim. Inspirado no livro de Fernando Morais, a produção conta a história da judia Olga Benário (1908-1942). Nascida em Munique em 1908, ela se tornou militante comunista na adolescência. Em 1934, foi designada por Moscou para proteger Luís Carlos Prestes durante sua volta ao Brasil, e os dois acabaram se apaixonando.

Em 1935, lideraram uma tentativa de revolução comunista, mas foram presos no Rio. No ano seguinte, grávida de sete meses, Olga foi deportada pelo governo de Getúlio Vargas para a Alemanha. Sua filha, Anita Leocádia, nasceu na prisão e aos 14 meses passou a ser criada pela mãe e a irmã de Prestes. Olga morreu em 1942 na câmara de gás.

Especial
  • Como você decide qual filme vai assistir na Mostra BR?
  • Veja programação completa no especial da 29ª Mostra de Cinema
  • Leia o que já foi publicado sobre a 29ª Mostra BR de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página