Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2005 - 21h24

Diretores debatem cinema fora do eixo

Publicidade

da Folha Online

A 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo promove nesta quarta-feira (2), a partir das 16h, no Conjunto Nacional, um debate sobre a concentração de recursos das leis de incentivo na produção audiovisual do eixo Rio-São Paulo. A entrada é gratuita.

Com o tema "Cinema Brasileiro Fora do Eixo", o evento do Clube da Mostra vai reunir os diretores Elza Cataldo ("Vinho de Rosas"), Sérgio Machado ("Cidade Baixa") e Chico Faganello ("Outra Memória"). A mediação será do crítico Rubens Ewald Filho.

Faganello fez um dos filmes brasileiros mais econômicos dos últimos anos. O diretor catarinense afirma que as dificuldades para se fazer cinema fora do eixo são maiores

Além da concentração dos recursos nos Estados do eixo, da falta de profissionais, laboratórios e outros recursos técnicos e da menor escala de consumo interno, o diretor estreante aponta outra questão: o problema da homogeneização dos filmes.

Na sua opinião, isso acaba criando uma nova cultura dominante, seja expressa pelos diálogos, pelo figurino, pelas narrativas e pela música, que reproduzem a imagem das regiões mais privilegiadas.

Leia mais
  • Mostra BR destaca 7 filmes nacionais
  • Cineasta premiado em Cannes enfrenta saga para estrear no Brasil
  • "Há uma tentativa de assassinato do cinema nacional", diz Paulo Betti
  • "Cinema é um cartelzinho", diz Guilherme Fontes

    Especial
  • Veja programação completa no especial da 29ª Mostra de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página