Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2005 - 09h42

Mostra premia longa chinês "O Mundo"

Publicidade

da Folha Online

A crítica escolheu o longa-metragem "O Mundo", do chinês Jia Zhang-ke, como o vencedor da 29ª edição da Mostra de Cinema de São Paulo. O cineasta já havia tido seus filmes anteriores "Plataforma" e "Prazeres Desconhecidos" exibidos no Brasil.

O filme brasileiro "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, e a retrospectiva do sueco Victor Sjöström (1879-1960) levaram menções honrosas dos jornalistas.

O evento, também chamado de Mostra BR, que começou no dia 21 de outubro, termina hoje à noite com a exibição de "O Encouraçado Potemkin", do russo Sergei Eisenstein, com acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica, no Memorial da América Latina.

Público

Nessa mesma sessão serão divulgados os filmes eleitos pelo júri do festival, que atribuem o Troféu Bandeira Paulista.

Os filmes nacionais escolhidos para concorrer são: os documentários "A Mochila do Mascate", de Gabriela Greeb, e "Pro Dia Nascer Feliz", de João Jardim, e os longas-metragens de ficção "A Máquina", de João Falcão, "Cafundó", de Paulo Betti e Clóvis Bueno, "Cidade Baixa", de Sérgio Machado, "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, e "Quarta B", de Marcelo Galvão.

Completam a lista: "Viva Zapatero!", de Sabina Guzzanti; "Adam's Apples", de Anders Thomas Jensen; "Al Otro Lado", de Gustavo Loza; "A Grande Viagem", de Ismaël Ferroukhi; "Kontakt", de Sergej Stanojkovski; "O Inferno", de Denis Tanovic; "Pavão", de Gu Changwei; e "Uma Vida Iluminada", de Liev Schreiber.

Os ingressos para a cerimônia --já esgotados-- foram trocados por um quilo de alimento não-perecível.

Especial
  • Como você decide qual filme vai assistir na Mostra BR?
  • Veja programação completa no especial da 29ª Mostra de Cinema
  • Leia o que já foi publicado sobre a 29ª Mostra BR de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página