Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2005 - 19h13

Stone inicia filme sobre atentado nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O diretor Oliver Stone já iniciou as filmagens do longa-metragem que retratará o atentado de 11 de setembro em Nova York.

Após uma série de reuniões com familiares das vítimas e sobreviventes, ele finalmente acertou no roteiro.

Uma de suas preocupações é tratar do tema de uma maneira delicada, sem cair no sensacionalismo barato.

A maior parte das cenas sobre o tragédia no World Trade Centre serão gravadas em um estúdio em Los Angeles. Segundo a produtora Stacey Sher, dos estúdios Paramount, "eles não querem fazer uma versão Titanic do atentado que resultou em uma série de mortes em 2001".

Stone já gravou algumas cenas em Nova York no mês passado para o filme que ainda não tem título definido. No elenco da produção está o ator Nicolas Cage, que viverá um dos policiais que sobreviveu ao atentado e foi resgatado dos destroços após 22 horas.

Lee Ielpi, cujo filho bombeiro morreu durante o atentado, está preocupada com o resultado final da produção. "Será que eles vão mostrar cenas de amor? Como a história será retratada? É preciso muito respeito para tratar do assunto", disse ela.

Outros parentes das vítimas estão preocupados com o próprio Oliver Stone, que está acostumado em fazer produções polêmicas, como no caso do assassinato do presidente Kennedy.

Em outubro de 2001, Stone se referiu aos ataques como uma revolta contra as corporações multinacionais. Em julho, porém, ele afirmou que tomará cuidado no projeto que exige sensibilidade.

Charles Wolf, que perdeu a mulher na tragédia, conheceu os produtores e pediu uma cópia do roteiro de Andrea Berloff. Ele disse que ficou satisfeito com a sensibilidade do texto. Mesmo assim, ainda teme a forma como os acontecimentos serão retratados.

Roteiro

Em seu roteiro, Berloff destacou a história dos policiais John McLoughlin e William Jimeno, que ficaram presos quando resgatavam as vítimas da queda das torres. E não pretende fazer análises políticas.

Para recriar o cenário com mais perfeição, Stone fez questão que Cage, Michael Pena e outros atores usassem equipamento oficial dos policiais.

O longa-metragem de Stone talvez não será a primeira produção sobre o atentado em 11 de setembro. O filme "Flight 93", da Universal, que fala sobre o avião que caiu na Pensilvância no mesmo dia, está previsto para estrear em abril de 2006. Já o filme de Stone deverá chegar às telas no dia 11 de agosto, um mês antes do quinto ano da tragédia.

Outros longas sobre o tema estão em fase de produção.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Oliver Stone
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página