Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2005 - 21h36

"Urubus" vence 29ª Mostra BR

Publicidade

da Folha Online

Pela primeira vez na história da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um filme brasileiro leva o Troféu Bandeira Paulista. O longa "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, ganhou nesta quinta-feira o prêmio, concedido pela 29ª Mostra BR. O júri escolheu o filme entre 12 produções mais bem votadas pelo público.

O longa do cineasta pernambucano também levou outros prêmios: melhor ator (João Miguel, que vive o sertanejo Ranulpho) e melhor filme brasileiro na avaliação dos críticos.

Na categoria documentário, o júri consagrou "Pro Dia Nascer Feliz", de João Jardim, que foi também a escolha do público. Já a melhor ficção, na opinião dos espectadores, foi ""Quarta B", de Marcelo Galvão.

Divulgação
Estreante Marcelo Gomes vive saga para exibir "Urubus"
Estreante Marcelo Gomes vive saga para exibir "Urubus"
Já "O Mundo", do chinês Jia Zhang-ke foi eleito pelos críticos como o melhor filme da mostra. As escolhas do júri oficial tiveram como base os 12 longas e três documentários melhores votados pelo público, que a cada sessão indicava suas preferências.

Integraram o júri da 29ª Mostra: a atriz Antonella Costa (Argentina), Christian Berger (Áustria), Clemens Klopfenstein (Suíça), Fernando Meirelles (Brasil), João Botelho (portugal), Jon Wengstron (Suécia), Marie-José Sanselme (França) e Zuenir Ventura (Brasil).

"Urubus"

O filme "Cinema, Aspirinas e Urubus" chega às telas de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife no próximo dia 11. A produção conta a história sobre a amizade que surge entre dois homens de culturas completamente diferentes no período da Segunda Guerra Mundial (1939-45).

O alemão Johann percorre o sertão nordestino como caixeiro-viajante vendendo aspirina. Seu caminho cruza com o do sertanejo Ranulpho. Num caminhão, os dois exibem aos moradores dos vilarejos um filme sobre o novo remédio, a primeira experiência com o cinema dessas pessoas.

Em maio, no Festival de Cannes, o longa, o primeiro de Gomes, recebeu o Prêmio da Educação Nacional, concedido pelo Ministério da Educação da França, concorrendo com outras 1.600 produções internacionais.

"Pro Dia Nascer Feliz"

Já "Pro Dia Nascer Feliz" mostra estudantes com idades entre 14 e 17 anos, ricos e pobres, enfrentando situações adversas nas escolas que freqüentam.

"Quarta B" fala sobre uma professora de escola primária, o diretor, o zelador e 15 pais que estão reunidos na mesma sala para discutir um tabu: o que fazer ao encontrar drogas com um aluno de 10 anos?

Repescagem

Quem perdeu a programação oficial da 29ª Mostra BR de Cinema tem a chance de rever os principais longas-metragens exibidos no evento. Isso porque a organização do festival montou uma programação extra, com sessões até o dia 10/11.

Leia mais
  • Veja lista com todos os vencedores
  • Mostra BR ganha programação extra
  • Veja programação extra da 29ª Mostra
  • Cineasta premiado em Cannes enfrenta saga para estrear no Brasil

    Especial
  • Veja programação completa no especial da 29ª Mostra de Cinema
  • Leia o que já foi publicado sobre a 29ª Mostra BR de Cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página