Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2005 - 20h40

Mudhoney vai abrir shows do Pearl Jam

Publicidade

da Folha Online

A banda Mudhoney, que vai abrir a turnê do Pearl Jam no Brasil, surgiu nos anos 80 em Seatlle (EUA), bebeu na mesma fonte do Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden, e é considerada por críticos especializados a representante mais autêntica da música grunge. Seu som é particular: uma mistura de rock, punk e guitarras distorcidas.

Divulgação
Mudhoney deverá abrir shows do Pearl Jam na América Latina
Mudhoney abrirá shows do Pearl Jam na América Latina
Inicialmente formada por Mark Arm, Steve Turner, Matt Lukin e Dan Petters, o Mudhoney gravou o seu primeiro single "Touch Me I'm Sick", em 1988, pelo selo Sub Pop. Na época, a canção fez sucesso principalmente entre ouvintes de rádios universitárias, tornando a banda uma referência no meio underground. O primeiro disco "Superfuzz Bigmuff" chegou às lojas no mesmo ano e é um dos únicos lançados pela Trama no Brasil.

Depois vieram os discos "Mudhoney" (1989) e "Every Good Boy Deserves Fudge" (1991), ambos pela Sub Pop. O primeiro lançado por um grande selo, a Reprise Records, foi o "Piece Of Cake" (1992). Na mesma gravadora, ele ainda gravaram "Five Dollar Bob's Mock Cooter Stew"(1993), "My Brother the Cow" (1995) e "Tomorrow Hit Today" (1998).

"Touch Me I'm Sick", que disputa o posto de marco zero do grunge com "Smells like Teen Spirit", do Nirvana, é um dos hits mais famosos do Mudhoney. Considerado o primo pobre do grunge por não ter vendido milhões como seus colegas, a banda já tocou no Brasil, mas não com a formação original.

Divulgação
Saiba mais sobre o Pearl Jam, que toca em dezembro em SP
Saiba mais sobre o Pearl Jam, que toca em dezembro em SP
A ligação deles com o Pearl Jam é antiga. Turner e Arm já tocaram no Green River com Stone Gossard e Jeff Ament, que depois fundaram o Pearl Jam. Mas os "parentescos" não terminam aqui. O baxista do Mud, Matt Lukin, que deixou o grupo para voltar a trabalhar como carpinteiro, foi companheiro de escola e jogou beisebol no mesmo time de Kurt Cobain.

Segundo críticos, o líder do Nirvana admirava tanto a banda que não quis chamar o baterista Dan Peters para juntar-se a eles, porque temia que o Mudhoney acabasse.

Um dos últimos trabalhos da banda, o CD "Since We've Become Translucent" ("Desde que nos Tornamos Translúcidos"), em 2002, foi lançado mais uma vez pela Sub Pop. O álbum mostra a irreverência, marca registrada do Mudhoney, e traz até cornetas e violinos em seu repertório. A Sub Pop deverá lançar um novo CD ("Under a Billion Suns") da banda no ano que vem.

Leia mais
  • Erramos: Mudhoney vai abrir shows do Pearl Jam

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mudhoney
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página