Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2005 - 16h06

Pinacoteca promove passeio noturno

Publicidade

da Folha Online

Inspirada nas Noites Brancas de Paris, Madri e Roma, o Virada Cultural, promovido na cidade de São Paulo, já tem confirmada a participação de mais de três mil artistas, em mais de uma centena de pontos diferentes, com apresentações, shows, cinema, concertos, exposições, dança. Tudo começa às 14h de sábado (19) e vai até as 14h de domingo.

A Pinacoteca do Estado, na Praça da Luz (centro de São Paulo), será um desses locais. Três exposições de fotografias, pintura, lançamento de livro e um visita monitorada pelo Parque da Luz durante a noite compõem a programação do museu.

O passeio noturno chama-se "Esculturas do Parque: sob uma nova luz". A proposta é que, no escuro, os visitantes façam um passeio pelo parque portando lanternas para iluminar o caminho e as esculturas do Parque da Luz, em busca de novas formas, cores e texturas. O passeio começará às 21h, sob a coordenação de um educador.

Mostras

Um diálogo entre Cuba e Brasil por meio da arte e da religiosidade é a proposta das exposições de fotografias "Invoke Ogoun", do cubano Jorge Luis Alvarez Pupo, e "Olha Que Eu Vim Lá de Longe", da brasileira Gisele Martins. São duas séries inéditas com cerca de cem imagens em preto e branco.

Sob a curadoria de Diógenes Moura, "Invoke Ogoun" traça um percurso do vodu haitiano praticado na região oriental de Cuba entre 1999 e 2004. De origem haitiana e filho de um sacerdote de Ogum, Pupo mergulhou no mundo espiritual que rodeia sua história familiar para, a partir daí, aproximar-se de sua ancestralidade.

"Olha Que Eu Vim Lá de Longe", de Gisele Martins, revisita o bairro do Bixiga para mostrar as celebrações da religiosidade afro-brasileira realizadas na Igreja Nossa Senhora Achiropita --como os batizados e as missas de São Benedito, Mãe Negra, Cosme e Damião e Zumbi dos Palmares-- e no terreiro do Pai Francisco de Oxum.

As duas exposições fazem parte das comemorações do Mês da Consciência Negra e da Virada Cultural de São Paulo. As mostras serão inauguradas durante a Virada, dia 20, e vão até o dia 5 de março de 2006.

Leia mais
  • Pinacoteca mostra corpo humano na arte

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Virada Cultural
  • Leia o que já foi publicado sobre a Pinacoteca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página