Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2005 - 13h30

Festival de Vitória homenageia Nanini

Publicidade

da Folha Online

O ator Marco Nanini, 57, será homenageado por seus 40 anos de carreira no 12° Vitória Cine Vídeo, festival oficial de cinema do Espírito Santo. O evento começa no próximo dia 28 e se encerra em 3 de dezembro. A cerimônia será no dia 1° de dezembro, às 19h30, no Teatro Glória, em Vitória.

Ana Ottoni/FI
Marco Nanini recebe homenagem em festival
Marco Nanini recebe homenagem em festival
Patrícia Pillar vai entregar o prêmio Troféu Marlin Azul ao amigo com uma publicação especial que está sendo preparada pelo festival. O "Caderno do Homenageado" contará a história de vida e obra completa de Nanini, com fotos de arquivos de jornais e álbuns de amigos e familiares.

Marco Nanini desempenhou um papel essencial no ressurgimento do cinema nacional nos últimos dez anos. O ator, que construiu uma sólida trajetória no teatro e na TV, atuou em sucessos de bilheteria como "Lisbela e o Prisioneiro" (2003), "O Auto da Compadecida" (2000) e "Carlota Joaquina - Princesa do Brasil" (1995), filme que marca a "retomada" da produção cinematográfica brasileira.

Seu currículo inclui, ainda, "Apolônio Brasil--Campeão da Alegria" (2004), "O Xangô de Baker Street" (2001), "Copacabana" (2001), "Amor & Cia." (1998), "Anjos da Noite" (1987) e "Feliz Ano Velho" (1987), entre outros. Sua estréia no cinema foi em 1973, com "As Moças Daquela Hora", de Paulo Porto.

Seus personagens cômicos são marcantes: é o caso do matador profissional Frederico Evandro, de "Lisbela e o Prisioneiro", do cangaceiro Severino, de "O Auto da Compadecida", e do rei Dom João 6º, de "Carlota Joaquina". Em "Apolônio Brasil", ele também interpreta a maior parte das músicas da trilha sonora.

Seu próximo filme, que será lançado em 2006, é "Quem Tem Medo de Irma Vap?", de Carla Camurati (a parceria com a diretora já rendeu outros dois filmes: "Copacabana", de 2001, e "Carlota Joaquina", de 1995). O longa, que está em fase de finalização e traz Nanini também como produtor, é baseado na peça que ele estrelou ao lado de Ney Latorraca, em 1986, e que ficou 11 anos em cartaz com o mesmo elenco.

Em abril de 2006, Nanini começa a rodar o filme "A Grande Família", que levará para o cinema as aventuras da família de Lineu (seu personagem na série exibida pela Rede Globo). A direção será de Maurício Farias.

Desde 1999, o Vitória Cine Vídeo tradicionalmente homenageia uma personalidade do cinema brasileiro. Já foram homenageados: Fernando Torres (1999), Paulo José (2000), Lima Duarte (2001), Marília Pêra (2002), José Wilker (2003) e Nelson Pereira dos Santos (2004).

Leia mais
  • Peça com Nanini reestréia na Vila Mariana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marco Nanini
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página