Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2005 - 18h02

Repórter Marco Uchôa morre aos 36 anos

Publicidade

da Folha Online

O jornalista Marco Uchôa, 36, morreu às 12h05 desta quarta-feira, em São Paulo, vítima de câncer, depois de dois anos de tratamento contra um osteossarcoma, tumor maligno ósseo.

Uchôa trabalhava havia mais de dez anos na TV Globo, como repórter do "Fantástico". Foi jornalista da Folha, entre 1987 e 1991.

O jornalista, que era repórter do programa "Fantástico" e colaborava com "Jornal Nacional", "Globo Repórter" e com o canal Globo News, deixou mulher e filho.

Paulo Cardeal/TV Globo
Repórter Marco Uchôa tratava um câncer havia dois anos
Repórter Marco Uchôa tratava um câncer havia dois anos
Uchôa formou-se nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Seu primeiro trabalho foi aos 17 anos, na Folha. Atuou ainda no "O Estado de S. Paulo" e foi colaborador da revista "Marie Claire" antes de seguir para a televisão.

Ao atuar como jornalista investigativo, Uchôa fez, entre outras reportagens, uma que denunciou a fraude conhecida como "Dossiê Cayman", nas ilhas do Caribe.

Seu livro "Crack, O Caminho das Pedras", da Editora Ática, publicado em 1997, ganhou o prêmio Jabuti como melhor livro-reportagem.

Na Globo, devido à semelhança de nomes, Marco era confundido com outro repórter da emissora, Marcos Uchôa, correspondente em Londres, responsável por coberturas como a guerra no Iraque e o tsunami. Apesar de nomes praticamente idênticos, eles não são parentes próximos.

Veja nota divulgada pela Rede Globo:

"A TV Globo informa, com pesar, o falecimento do jornalista Marco Antônio Uchôa. Marco era repórter do Fantástico, tinha 36 anos de idade e trabalhava há mais de dez anos na TV Globo, onde realizou reportagens premiadas, que entraram para a história do telejornalismo brasileiro. Marco Uchôa, que estava em tratamento contra um câncer há dois anos e estava internado desde o dia 07 de novembro de 2005, em São Paulo, faleceu esta manhã devido ao agravamento de seu estado de saúde."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa "Fantástico"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Fogão Fogão Encontre o perfeito para você, a partir de R$ 256,41

    Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

    Celulares | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página