Publicidade
Publicidade
Quadrinho dos italianos Milo Manara e Hugo Pratt chega ao Brasil
Publicidade
PEDRO CIRNE
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Milo Manara (da série erótica "Clic") e Hugo Pratt (de "Corto Maltese") são dois dos maiores nomes das HQs italianas. Ambos ilustravam e desenhavam suas histórias, mas, em duas ocasiões, uniram-se para criar quadrinhos em conjunto.
Uma, "El Gaucho", foi lançada no Brasil em 2006. A outra, "Verão Índio", está sendo publicada agora e traz a bela arte de Manara, conhecido por desenhar lindas mulheres, dando vida a um roteiro de Pratt (1927-1995) que recria um pequeno trecho da história norte-americana.
| Reprodução | ||
![]() |
||
| Detalhe de "Verão Índio", Milo Manara (da série erótica "Clic") e Hugo Pratt (de "Corto Maltese"), sai no Brasil |
"Tentei respeitar, tanto quanto possível, a realidade histórica da arquitetura, do figurino etc., documentando as impressões e pintura do período", diz Manara, relembrando sua primeira história em conjunto com Pratt ("Verão Índio", embora esteja sendo publicada pela primeira vez no Brasil, é de 1983, e "El Gaucho", de 1991).
Em "Verão Índio", Pratt e Manara narram a saga de uma família que, nos EUA do século 17, se envolve em um conflito entre índios, representantes da Igreja e os colonizadores da cidade de Salem. Trata-se de um épico histórico, com direito a drama, tiroteios e erotismo.
"O período histórico e as circunstâncias do trágico julgamento das bruxas de Salem foi narrado por Nathaniel Hawthorne em sua obra ['A Letra Escarlate'], onde descreve coisas terríveis que realmente aconteceram", conta Manara. "Em 'Verão Índio', Hugo Pratt aborda o mesmo período e faz algo semelhante, mas mais inspirado na história norte-americana, da qual foi um profundo conhecedor."
Manara diz que "Verão Índio" é um "misto de drama e aventura, mas também tem uma dose de erotismo maior do que em outras histórias de Pratt". Afinal, diz, "foi escrita especialmente para mim e, dada a minha má reputação, não quis desapontar meus leitores". Por má reputação, entenda-se a capacidade de Manara de criar belas cenas de sexo.
Fellini
Os roteiros ilustrados por Manara são, em sua maioria, de sua própria autoria, mas ele também já deu vida a uma HQ escrita pelo cineasta Federico Fellini, "Viagem a Tulum".
"Posso dizer que foi uma verdadeira festa desenhar os roteiros do Pratt. Tive total liberdade, enquanto trabalhar com Fellini foi muito mais difícil, porque ele era um perfeccionista verdadeiramente difícil de contentar", afirma. "Resumindo: com Pratt, o diretor era eu; e com Fellini, entretanto, o diretor era ele, sem dúvida."
Quando fala sobre a parceria com Pratt, Manara revela uma ligação maior do que apenas profissional: "Hugo era como meu irmão mais velho --ele tinha quase 20 anos a mais. Uma das coisas de que me orgulho é de ser o único desenhista para quem o grande Hugo Pratt escreveu dois roteiros. Sublinho o 'dois', porque é a prova de que Hugo ficou satisfeito com o resultado do primeiro".
Há décadas nos quadrinhos, Manara diz não conhecer bem a produção brasileira, mas realça Mauricio de Sousa e o crítico Álvaro de Moya. "Infelizmente, conheço pouco a produção brasileira, porque não é muito publicada na Itália, com exceção de um gênero que, confesso, não me entusiasma: horror."
"Mas conheço bem o importante e excelente trabalho de crítica e divulgação de Álvaro de Moya", diz. "E, assim como muitos desenhistas de todo o mundo, eu participei de uma homenagem a Mauricio de Sousa e sua Mônica. E conheço também desenhistas brasileiros que trabalham para editoras estrangeiras, como Octavio Cariello, Kipper, Marcelo Campos, Deodato Filho..."
| Editoria de Arte/Folha | ||
![]() |
VERÃO ÍNDIO
Autores: Hugo Pratt e Milo Manara
Editora: Conrad
Quanto: R$ 49,90 (128 págs.)
Leia mais
- Tiras criadas há 15 anos nos EUA ganham edição brasileira
- HQ brasileira "Solar" recupera herói distante do padrão americano
- HQ ecológica de Hayao Miyazaki mostra futuro apocalíptico
Leia outras notícias de Ilustrada
- Veja o trailer de "X-Men Origens: Wolverine"
- Artista americano cria bonecos com órgãos humanos de vinil
- Novo filme das Tartarugas Ninja será lançado em 2011
Especial
Livraria
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- "Não conheço", diz Gal Costa sobre Marina Lima
- Autor de "Elite da Tropa" lança livro sobre brasileiro preso por ligação com tráfico
- Deborah Secco vai interpretar a cantora Joelma nos cinemas
- "Brasil não tem criadores", diz dono da TNG
- Homem morre depois de participar de programa de Fátima Bernardes
+ Comentadas
- Após ação na Justiça, Ivete Sangalo faz acordo com baterista
- Homem morre depois de participar de programa de Fátima Bernardes
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV