Palco na praça da República vira Woodstock paulistano
MARINA LANG
Colaboração para a Folha Online
Roqueiros de todas as gerações e estilos marcaram presença na praça da República durante a Virada Cultural que acontece na noite deste sábado (2) no centro de São Paulo.
Com clima tranquilo e sem nenhuma ocorrência grave, 4.000 pessoas, segundo a Polícia Militar, estavam em frente ao palco instalado no meio da praça.
Veja a programação do evento
Interdição de ruas no centro complica trânsito
Temperatura pode chegar a 15ºC na madrugada
Nos arredores, jovens se instalavam sobre os gramados esperando o show da banda paulistana Joelho de Porco. Mas o público era de idades variadas.
Roqueiros por definição Jair Gonçalves Barbosa, 53, e sua mulher, Fátima Martins Barbosa, 47, aguardavam ansiosamente a entrada da banda.
"Não vejo eles desde a década de 70. É a primeira vez desde 1978", contou Jair, de jaqueta de couro preta, jeans e camiseta da banda Led Zeppelin. "Ele veio só por eles", contou a mulher.
"Sabe todas as letras das músicas". E quais são os hits? "Ah, tem vários, 'Boeing 723897', 'São Paulo by Day'..."
"Estou gostando porque [o evento] está legal, diversificado e organizado. E é cada um no seu quadrado, não tem bagunça nem briga. É uma sintonia de pessoas, sem nenhum incômodo", observa Fátima.
"Tá um clima Woodstock total", completou.
Do outro lado, embalados pelo vinho gelado Cantina do Vale (vendido a R$ 5 por ambulantes) estavam os amigos Annie Maringolo, 26, e Denis Martins, 33.
"Vamos até a hora que aguentarmos, mas a ideia é ficar até o final", disse Annie. A dupla veio de Americana (135 km de São Paulo) para o evento. "Está fantástico. [A Virada] deveria rolar mais de uma vez por ano", empolga-se Martins.
Punks
Quando a banda Joelho de Porco entrou no palco, houve comoção para os mais velhos, que entoavam as canções junto com a banda colados ao palco.
Vestidos com smokings puídos e rasgados, os tiozinhos punks levaram a praça da República ao delírio. "Vocês gostam de Mexicozinho", brinca o vocalista. E a galera do "Woodstock paulistano" vai à loucura.
Programação
Veja quais são as próximas atrações do palco da República:
0h10 - Camisa de Vênus
2h10 - Velhas Virgens
4h - Los Goiales All Stars
5h20 - MQN
6h50 - Matanza
8h30 - Vanguart
10h10 - Cpm 22
12h - Nação Zumbi
14h - Nasi
15h50 - Sitar Hendrix
17h20 - Ike Willis e a Central Scrutinizer Band
Leia mais
Leia outras notícias sobre o evento
- Largo de São Bento reúne b-boys e b-girls
- Clima de balada transforma ruas do centro de SP
- Clara Crocodilo ressuscita no Municipal e público aplaude em pé
Especial
Livraria



A policia não se dividia no evento, andavam de 30 em 30.
Presenciei um arrastam ao lado da base da policia com as ambulâncias.
Um rapaz além de ser roubado, foi extremamente espancado, há 10 metros de inúmeros policiais.
Comuniquei a um policial, ele simplesmente disse não poder fazer nada, não socorreu o rapaz jogado no chão, que estava apenas de shorts após o roubo, e sequer cogitou a idéia de policiar a rua onde os assaltantes estavam agindo. Foi a cena mais covarde que já presenciei, e infelizmente o rapaz machucado ao chão estava sozinho, pois nem a policia se importou com o fato.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar