Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2005 - 14h35

Sesc lança CDs de sambistas cariocas

Publicidade

da Folha Online

O Candongueiro, tradicional roda de samba carioca, lança nesta quarta (28) e quinta-feira (29) no Sesc Pompéia, em São Paulo, os CDs autorais de Luís Grande, Zé Luiz e Jurandir da Mangueira, três sambistas cariocas. Será o primeiro trabalho destes cantores e compositores lançados no mercado.

A realização do projeto pelo Candongueiro foi possível após seleção e posterior obtenção de recursos do Programa Petrobras Cultural, ano passado. O motivo da escolha do projeto pela empresa foi o fato dele ter o caráter de preservação da memória e registro de manifestações musicais que estão fora de mercado.

O Candongueiro é há 15 anos importante reduto de samba do Rio de Janeiro. O local abre de 15 em 15 dias e já se tornou um tradicional ponto de encontro de sambistas e amantes da música. Cada roda de samba chega a atrair mil pessoas. O título da roda dá nome ao grupo que se apresenta lá desde a sua criação.

Na próxima semana, o grupo Candongueiro estará em São Paulo com os três convidados especiais. O primeiro é Zé Luiz do Império, que integrou a ala de compositores do Império Serrano e Acadêmicos do Salgueiro e, atualmente, é presidente da Velha-Guarda do Império Serrano.

Já Luís Grande, que nasceu em Copacabana, é ex-motorista de táxi e integrou a ala de compositores da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. É autor de várias músicas, inclusive que se tornaram sucesso, gravadas por João Nogueira, Beth Carvalho, Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho. No último disco de Zeca Pagodinho lançado este ano, é compositor da música "Dona Esponja".

Jurandir da Mangueira, por sua vez, integrou a Ala dos Compositores da Mangueira e da Velha-Guarda da Mangueira. Já venceu diversos sambas enredo na escola, dentre eles "Yes, nós temos Braguinha" e "100 anos de liberdade - realidade ou ilusão". Tem também sambas gravados por Beth Carvalho, Emílio Santiago e Fundo de Quintal, dentre outros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Candogueiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página