Leonardo Medeiros brinca e compara o idioma húngaro ao "carioca"
DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online
O ator Leonardo Medeiros, 44, disse que no filme "Budapeste", produção inspirada no livro homônimo de Chico Buarque, ele interpreta um personagem que fala dois idiomas que ele não domina: o húngaro e o "carioca".
| Divulgação |
![]() |
| Leonardo Medeiros e a atriz húngara Gabriella Hamori em cena de "Budapeste" |
"O personagem que eu faço fala duas línguas que eu não conheço, o húngaro e o 'carioca'", disse Medeiros, que interpreta o ghost writer José Costa no filme. "Budapeste" estreia nos cinemas no próximo dia 22.
Costa passa acidentalmente por Budapeste na volta de um congresso e se encanta com o idioma, ele retorna ao Brasil e anos depois, com o casamento em crise e também com problemas de identidade, ele volta à capital da Hungria. O ghost writer acaba se adaptando em Budapeste, onde constrói uma vida e adota o nome de Zsoze Kósta.
Também na Hungria, o personagem retomará sua atividade de ghost writer. Medeiros fala húngaro em diversos momentos do filme, muitas vezes sem saber exatamente o que está dizendo.
"Logo no começo eu percebi que nunca ia falar húngaro. Então eu decidi fazer um mergulho nas falas do personagem", disse o ator, que ressaltou que o conflito linguistico está na natureza do livro.
| Vantoen PJR/Divulgação | ||
|
||
| Giovanna Antonelli e Leonardo Medeiros em "Budapeste"; veja galeria de imagens do filme |
O diretor do filme, Walter Carvalho, disse que as filmagens em "Budapeste" foram uma verdadeira Torre de Babel. No set, as línguas correntes eram francês, húngaro, inglês, espanhol, alemão e português.
Medeiros se destacou no último ano com papeis em produções como o filme "Feliz Natal", de Selton Mello, e também na TV, como o Elias, o prefeito de Triunfo, na novela "A Favorita". O ator disse que não tem projetos para a TV em 2009.
Veja o trailer de "Budapeste":
Com Giovanna Antonelli, "Budapeste" estreia no dia 22
Leia mais
- Com Giovanna Antonelli, "Budapeste" estreia no dia 22
- Chico Buarque aparecerá só no fim do filme "Budapeste"
- Livro de Chico Buarque norteia roteiro em Budapeste
Leia outras notícias de Ilustrada
- Antonio Banderas viverá um detetive em "The Big Bang"
- Brasileira Monique Alfradique faz teste para filme de Woody Allen
- "People" faz enquete sobre Tom Cruise e Hugh Jackman no Rio
Especial
livraria



