Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2006 - 11h49

Confira quem é quem em "JK"

Publicidade

do Agora

Juscelino Kubitschek de Oliveira: Wagner Moura e José Wilker
De infância pobre, conseguiu formar-se em medicina. Casou-se com Sarah, com quem teve uma filha, Marcia, e adotou outra, Maria Estela. Foi prefeito de Belo Horizonte (1940-44), governador de Minas Gerais (1950-54) e presidente da República (1956-60).

Sarah Lemos Kubitschek: Debora Falabella e Marília Pera
Viu JK pela primeira vez e apaixonou-se perdidamente. Casou-se e desejou ter muitos filhos, mas conseguiu ter apenas uma, Marcia. De família tradicional, era bem-educada. Sofreu por não ter sido amada na mesma proporção que amava Juscelino.

João César: Fábio Assunção
Aparece na 1ª fase. Pai de JK e Naná, casado com Julia. Caixeiro-viajante, era boêmio, alegre e afetivo. Gostava de festas e diversão. Morreu tuberculoso, em 1905, quando Juscelino tinha 2 anos.

Augusto Elias: Paulo José
Aparece na 1ª e 2ª fase. Avô de JK e Naná, pai de Julia. Homem simples, era amante dos livros. Foi ele quem despertou em JK o gosto pela leitura.

Dona Júlia Kubitschek de Oliveira: Julia Lemmertz e Ariclê Perez
Mãe de Juscelino e Naná, era professora primária em Diamantina. Aos 28 anos, ficou viúva de João César. Sem dinheiro, teve que criar os dois filhos praticamente sozinha. Ao contrário do marido, que era alegre e boêmio, era uma mulher dura e reclusa.

Naná: Juliana Mesquita e Denise del Vecchio
Única irmã de Juscelino, era um ano mais velha que ele. Como a mãe era bastante introvertida, tornou-se confidente do irmão, com quem era muito unida. Otimista, procurava tornar a vida da família mais alegre e divertida. Casou-se com Julio Soares.

Dona Luisinha Negrão: Louise Cardoso e Eva Wilma
Mãe de Sarah e de mais quatro filhos. Era casada com Jaime Lemos, figura importante da política mineira que, após sofrer grandes decepções, acabou morrendo. Teve que se conformar em ver três de suas filhas casadas com políticos.

Márcia Kubitschek: Andréia Horta
Aparece na 3ª fase. Filha de JK e Sarah, sofreu com problemas de saúde desde criança. Apaixonada por balé, desistindo da dança por causa de uma escoliose. Aos 13, teve tuberculose. Com a saúde debilitada, acabou desenvolvendo gosto pela leitura, tornando-se muito culta.

Maria Estela Kubitschek: Samara Felippo
Aparece na 3ª fase. Filha adotiva de JK e Sarah. Foi criada pelo casal, a quem o chamava de "padrinhos". Aos 15 anos, quando Juscelino mudou a lei de adoção no país, passou a chamá-los de "pai" e "mãe". Casou-se com Rodrigo, filho de Lucas Lopes, homem da equipe de JK.

Augusto Frederico Schmidt: Antônio Calloni
Aparece na 3ª fase. Poeta, empresário e assessor de JK na Presidência. Era ele quem criava os slogans da campanha de Juscelino --entre eles o famoso "50 anos em cinco". Foi autor do discurso de JK no Senado antes de ser cassado. Schmidt era casado com Yedda.

José Maria Alkmim: Ranieri Gonzalez e Paulo Betti
Aparece nas 2ª e 3ª fases. Amigo de adolescência de JK. Ambos trabalharam como telegrafista em Belo Horizonte. Hábil, ajudou a impedir que um golpe de Estado impossibilitasse JK de assumir a Presidência. Foi ministro da Fazenda, casou-se com Das Dores e teve quatro filhos.

Carlos Lacerda: José de Abreu
Aparece na 3ª fase. Era adversário político de JK. Dono do jornal Tribuna da Imprensa e filiado à UDN, foi inimigo ferrenho de JK e encabeçou a campanha contra a construção de Brasília. Inteligente e carismático, foi um grande líder político e ídolo do eleitorado feminino.

Israel Pinheiro : Paulo Goulart
Aparece: 3ª fase. Secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas durante o governo do interventor Benedito Valadares, em Minas Gerais, foi convidado para chefiar a construção de Brasília. Foi o primeiro prefeito da nova capital. Casado com dona Coraci, teve nove filhos.

Oscar Niemeyer: Rodrigo Penna
Aparece nas 2ª e 3ª fases. Arquiteto carioca, reconhecido por seus projetos inovadores e por seu engajamento no trabalho. Boêmio, era fã de samba e futebol. Participou dos projetos para a construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e de Brasília.

Leia mais
  • Erramos: Confira quem é quem em "JK"
  • "JK" romantiza episódios e exclui polêmicas
  • Globo estréia nesta terça minissérie sobre JK
  • Samara Felippo abandona 'breteira' e vive filha de JK

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a minissérie "JK"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página