Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2006 - 09h55

Casseta e Tabajara investem em produtos

Publicidade

EDUARDO SIMÕES
da Folha de S.Paulo

Há 14 anos no ar na TV Globo, o grupo humorístico Casseta & Planeta tem média de 35 pontos de audiência (chegou a ter 41 no auge do escândalo do "mensalão") e tira bom proveito do sucesso lançando produtos associados à marca e às Organizações Tabajara. Eles têm dois novos livros no mercado ("Júlio Sumiu" e "Como Se Dar Bem na Vida, Mesmo Sendo um Bosta"), lançaram o DVD da temporada 2004, com melhores momentos escolhidos pelo público pela internet, e ainda neste mês começam a rodar o segundo longa-metragem.

Uma superfranquia? "Não é bem isso. Nós mesmos estamos fazendo tudo, não estamos dando nada para ninguém", ressalva, sem perder a piada, Beto Silva, que assina "Júlio Sumiu".

Os cassetas já têm mais de 150 produtos licenciados com a marca. Segundo o empresário da turma, Manfredo Barretto, o volume de vendas ainda não dá para pagar a feira de ninguém. O grupo, no entanto, tem seus best-sellers, como as camisetas do Tabajara Futebol Clube. "Um indício do sucesso foi a pirataria. A gente se sentiu a Nike", brinca Barretto.

Já são 15 os livros publicados com a marca, com vendas em torno de 750 mil exemplares. O mais recente é "Como Se Dar Bem Na Vida, Mesmo Sendo um Bosta", um manual de "auto-ajuda", antes de tudo para eles mesmos, segundo Hélio de la Peña, que também é autor do "Livro do Papai".

"O gênero está sempre na lista de mais vendidos. E para nós é fácil: é nossa experiência de vida, a gente se deu bem mesmo sendo uns bostas, temos muito para ensinar", explica De la Peña.

No segmento audiovisual, o Casseta, além de planejar lançar DVDs anuais com os mehores momentos do programa de TV, pretende voltar ao cinema.

Amanhã, os humoristas entram com Murilo Benício no set de "Seus Problemas Acabaram", o segundo longa, com direção de José Lavigne, que também comanda o programa de TV às terças. O filme, no qual Benício vive Botelho Pinto, advogado que quer acabar com as Organizações Tabajara, está sendo rodado para estrear em setembro.

Em 2003, com "Casseta & Planeta: A Taça do Mundo É Nossa", o grupo teve um público de cerca de 800 mil espectadores --aquém da expectativa.

"Era o ano de 'Carandiru' e pegamos uma curva descendente. Não vou negar que esperávamos mais", diz Manfredo, que substituiu a Conspiração Filmes, responsável pelo primeiro longa, pela Globo Filmes.

"Será bem popular, mais em cima do universo do programa, com vários personagens participando, como Fucker & Sucker, Chicória Maria e o peludão da sauna gay. A idéia é, se as pessoas gostarem, fazer um a cada dois anos", adianta o empresário.

Os cassetas têm ainda programa de rádio (pílulas de humor na rádio Cidade, no Rio), colocaram no ar um site para a Copa, com o sugestivo título de "Casseta com Bola e Tudo Dentro", e logo vão relançar o site institucional do grupo com um ar mais "blogueiro". Eles gostariam também de reeditar a Expo Tabajara, que aconteceu pela primeira vez há três anos, no Rio e em São Paulo, e de voltar a fazer shows ao vivo. Tem algo ainda em que o grupo não colocaria o nome?

"Nunca vai rolar o iogurte Casseta. É de difícil aceitação. Tampouco o guia de vinhos, teria pouca credibilidade. E também acho que a gente nunca vai lançar uma empresa financeira", promete De la Peña.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Casseta & Planeta
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página