Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2006 - 11h25

Exibição de western gay é cancelada nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Um cinema de Salt Lake City, em Utah (EUA) alterou sua programação e decidiu não exibir "O Segredo de Brokeback Mountain", aclamado western gay do diretor Ang Lee. O filme deveria estrear na última sexta-feira no Jordan Commons Megaplex, em um subúrbio da cidade, mas foi retirado da lista de exibições.

Um comunicado colocado na janela da bilheteria avisa: "Houve uma mudança na programação e não iremos exibir 'O Segredo de Brokeback Mountain'. Pedimos desculpas pelo inconveniente".

De acordo com a agência Associated Press, Cal Gunderson, gerente do Jordan Commons Megaplex, não quis comentar o caso.

O filme, estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, fala de dois vaqueiros que descobrem nutrir sentimentos um pelo outro. Apesar de se casarem com mulheres, após alguns anos eles voltam a ter uma relação.

A distribuidora do filme, Focus Features, afirmou que horas antes da estréia o gerente do cinema "desistiu do contrato de licença de exibição" e se recusou a pôr o longa-metragem na tela.

Gayle Ruzicka, presidente do conservador Utah Eagle, afirmou que não mostrar a produção constitui um exemplo para as pessoas de Utah. "Acredito que [não exibi-lo] mostra especialmente aos jovens que deve haver algo de errado com o filme", afirmou.

Mike Thompson, diretor-executivo do grupo de direitos dos homossexuais Equality Utah, disse estar desapontado. "É uma vergonha que um filme tão belo, premiado e comentado não possa ser visto pelo público de Utah por conta de preconceitos", considerou.

A produção, que tem sete indicações ao Globo de Ouro e é tida como favorita na corrida do Oscar, estréia em fevereiro no Brasil.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "O Segredo de Brokeback Mountain"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página