Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2009 - 00h17

Começa julgamento de Jesse James Hollywood, que inspirou o filme "Alpha Dog"

Publicidade

da Efe, em Los Angeles

Começou nesta sexta no sul da Califórnia o julgamento do jovem que inspirou o filme "Alpha Dog" (2006), protagonizado por Bruce Willis e Justin Timberlake, com a possibilidade de que o acusado seja condenado à injeção letal.

Um julgado de Santa Bárbara determinará o futuro de Jesse James Hollywood, de 29 anos, a quem se acusa de planejar o sequestro e o assassinato de Nicholas Markowitz, um menino de 15 anos cujo meio-irmão estava supostamente em dívida com Jesse por causa de drogas.

O fiscal do condado, Joshua Lynn, qualificou o acusado de "covarde impiedoso", segundo informação do "Los Angeles Times", e afirmou que Jesse planejou a morte de Markowitz embora não tenha tomado partido diretamente.

A vítima foi sequestrada em 2000, levada a um caminho afastado em Santa Bárbara, golpeada na cabeça com uma pá e enterrada após receber nove tiros.

Para a promotoria, Jesse atuou como um treinador que "dava as ordens" e comandou a execução.

Outras quatro pessoas já foram julgadas pelo crime e uma delas foi condenada à morte.

Após o assassinato, Jesse conseguiu fugir para o Brasil onde viveu ilegalmente durante alguns anos até que foi finalmente capturado em 2005.

O advogado de defesa aceitou em sua argumentação inicial a responsabilidade de seu cliente no sequestro de Markowitz, mas rejeitou que tivesse participado do crime posterior e que o perfil de Jesse coincidisse com o de uma pessoa manipuladora que atua a sangue frio.

"Não é um anjo, mas não é um indivíduo poderoso que controla seu pessoal e consegue que façam sua vontade", assegurou o advogado James Blatt.

Caso seja condenado, o acusado poderá ser sentenciado à pena de morte.

A história de Jesse James Hollywood acabou fazendo honra a seu nome e deu origem ao filme "Alpha Dog" dirigido por Nick Cassavetes e que relata como Jesse se tornou a pessoa mais jovem a aparecer na lista dos mais procurados do FBI.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página